Van Escola- Oficina de Produtividade para Professores(as) da rede pública

O grupo Meninas na Ciência da Computação, composto por alunas e professores do Centro de Informática da UFPB, estarão presentes na Expotec 2023 e realizarão uma oficina de produtividade para professores da rede pública. Serão disponibilizadas 08 vagas. 

 

A atividade acontece nas dependências da Van Escola, no próximo dia 07 de agosto, das 14 h às 17 horas dentro da programação da feira. Na atividade os profissionais de educação terão a oportunidade de aprender sobre ferramentas Google na nuvem; Google na nuvem; Google Docs e Google Planilhas. 

 

A Van Escola- é uma ação extensionista do CI/UFPB, que conecta meninas de escolas públicas de dez municípios paraibanos com a Informática, através do Projeto Meninas na Ciência da Computação. Ela é equipada com computadores e nela é ensinado como usar uma determinada plataforma (gratuita) para desenvolver jogos digitais e aplicativos para dispositivos móveis, programação, entre outros. O projeto é coordenado pela professora Josilene Aires, do CI/UFPB e tem na equipe alunas dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação do Centro. Possui o apoio do CNPq, da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) e da Dock - uma das empresas líderes em tecnologia para serviços financeiros na América Latina.

 

Josilene Aires Moreira- docente do Centro de Informática da UFPB, doutora em Redes de Computadores e pós-doutora em Sociologia. Trabalha com projetos de inclusão feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2014, coordenando o grupo “Meninas na Ciência da Computação”.

 

A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá  entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.