Equipes bolsistas formadas por estudantes e professores da rede estadual de educação estarão na Expotec 2022 para apresentarem seus projetos desenvolvidos através do Programa Celso Furtado. As referidas equipes foram as vencedoras nas duas etapas da maratona educacional, também chamada de desafio. Elas irão expor os resultados que estão relacionados a três trilhas de conhecimento : Bem estar socioambiental; Desenvolvimento Regional e Instituições Eficazes.

De acordo com a coordenadora do Programa ‘Celso Furtado’ Luiza Iolanda Cortez, “os projetos que foram desenvolvidos pelas equipes buscam apresentar soluções sustentáveis e replicáveis para problemáticas locais. A compreensão do problema e a proposta de solução passam pela territorialização da Agenda 2020 e pelo suporte teórico do pensamento de Celso Furtado, o que objetiva o programa”, destacou.

O programa Celso Furtado foi lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educaçao no ano de 2020 com a missão de consolidar a atualidade do pensamento de Celso Furtado em consonância com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com o intuito de incentivar a comunidade educacional a criação de projetos capazes de dialogar com os elementos históricos e econômicos que perpassam a realidade brasileira, conforme a teoria de Furtado.

Luiza Iolanda enfatizou que o programa acontece por meio de uma maratona, desenvolvida em duas etapas. Depois de inscritas as equipes podem ser compostas de até três a quatro estudantes, com professores mentores. Na primeira etapa, elas são orientadas a construírem seus projetos vinculados às trilhas de conhecimento definidas . Já na segunda, os projetos selecionados são os mais avaliados, com base nos critérios estabelecidos no edital, e posteriormente são apresentados em vídeo, caracterizando a definição das equipes vencedoras.

O prazo para execução do projeto é de um ano, onde os vencedores contarão com uma bolsa de incentivo à pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ-PB), são premiadas, além de receberem apoio pedagógico para o desenvolvimento dos trabalhos.

A EXPOTEC 2022 - Feira e Congresso de Tecnologia acontece entre os dias 23 a 25 de novembro, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br).