Astro, Cosmos e o Telescópio 'BINGO'

Você sabia que nosso Universo está se expandindo? Você sabia que essa expansão é acelerada? Você já ouviu falar sobre o setor escuro do Universo? São com estas indagações que o professor o prof. João Rafael Lucio dos Santos, integrante da equipe dos cientistas envolvidos no projeto  do radiotelescópio BiNGO e  também docente do curso de Física da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG),  irá  proferir palestra no dia 10, das 10 às 11 horas, na sala Tambaú, dentro da programação da Expotec 2023.  

 

João Rafael informou que nesta palestra irá falar sobre esses grandes problemas do Universo e como eles serão estudados a partir do sertão da Paraíba, usando o radiotelescópio BINGO. De acordo com o professor, ele tem um design inovador que será construído na cidade de Aguiar- PB. Na oportunidade irá revelar como este radiotelescópio é um projeto capaz  de contribuir em diferentes aspectos nas áreas de pesquisa, inovação e junto à comunidade. 

 

O palestrante, que é doutor em física e suas pesquisas são nas áreas de partículas, cosmologia e astrofísica, é também pesquisador e líder do estágio de Outreach da colaboração BINGO,   irá mostrar quais são as perspectivas de avanço ao longo deste e dos próximos anos. “Esperamos que os interessados neste assunto apreciem esta viagem ao mundo do BINGO, que também será demonstrado em stand durante a feira”, destacou.

 

O radiotelescópio BINGO que irá captar imagens do universo e contribuir para pesquisas sobre o espaço e teve a cidade de Aguiar como local escolhido  para sua instalação no sertão da Paraíba por ser uma zona consideravelmente limpa e não sofrerá interferência de ondas de rádio vindas de aparelhos celulares, televisões, aviões, entre outros dispositivos. Este importante equipamento, segundo o professor  João Rafael, surgiu com a finalidade de complementar as imagens capturadas no espaço pelo James Webb, da Nasa, e ambos permitem a observação de locais mais afastados do universo, a chamada energia escura. 

 

João Rafael Lucio dos Santos- Trabalha em física desde 2003, quando iniciou sua graduação. É doutor em Física pela Universidade pela Universidade Federal da Paraíba e pela University of Rochester, NY. Iniciou sua carreira como professor na UFCG, em 2014, onde atualmente é professor Adjunto I e possui experiência na área de Teoria Geral de Partículas e Campos, com ênfase em soluções tipo defeitos e suas diversas aplicações.

Stand- Durante os dias da feira terá um stand do BINGO com minicornetas, uma maquete e uma tv mostrando dados e imagens do projeto. Vale a pena conferir.

 

A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá  entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.