8ª Edição da EXPOTEC é oficialmente lançada

 

Com o tema: ‘Internet livre, neutra e global’, foi lançada nesta terça-feira,(13) de setembro, no restaurante Buckminster, no Jardim Oceania, em João Pessoa, a 8ª a edição da Expotec – Maior Feira de Tecnologia do Nordeste, que será realizada de 23 a 25 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa-PB. Na programação deste ano já estão confirmadas atividades e competições que deverão atrair públicos interessados em Desenvolvimento, Games, Inclusão Digital, Robótica, Software Livre. Arena Drone, competição de robôs, Arena Games, oficinas de robóticas, Hackatom, entre outras novidades em produtos e soluções para o mercado de mídia e tecnologia.

Participaram da cerimônia de lançamento, Percival Henriques, Presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital(ANID), organizadora do evento, os representantes das instituições parceiras na realização da Expotec. o Secretário de Educação do Estado da Paraíba, Claúdio Furtado, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Rubens Freire, o Secretário de Ciência e Tecnologia da PMJP, Guido Lemos, a vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, Liana Filgueira, o reitor da Unifuturo, Ricardo Monteiro, a diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, a diretora da Junta Comercial do Estado, Gregória Benário, o diretor de Tecnologia do IFPB, Francisco Dantas, entre outras entidades representativas, além da presença dos cientistas do projeto Rádio Telescópio BINGO, Amilcar Rabelo, Luciano Barosi e Alex Cerres e a imprensa em geral

Percival Henriques, presidente da ANID destacou a importância do retorno presencial da EXPOTEC, haja vista as últimas duas edições terem sido realizadas de forma híbridas, devido o período da pandemia e que este ano promete uma expressiva participação do público, presencialmente. Ele afirmou que entre as novidades para a Expotec 2022, “está o Metaverso, que tratamos de uma forma geral como a Web 3.0, que é um tipo de tecnologia que pode produzir uma experiência mais imersiva.” Informou que, “a programação está sendo alinhada e para tanto, lançamos um tema geral: A Internet Livre, Neutra e Global, e depois vamos recebendo as contribuições das parcerias, com as pesquisas e suas inovações, entre outros atrativos. Bem como já estamos captando expositores dos mais diversos setores, os empresariais por exemplo, com exposição de pesquisas científicas, como o pessoal do radiotelescópio BINGO, que está sendo implantado na Paraíba”, concluiu.

O Secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado em sua fala disse que é um é um prazer para o Governo da Paraíba está apoiando este evento que tem sido muito frutífero para o letramento digital. Pois, é um fórum para discutir temas muito atuais a exemplo de ensino remoto nas escolas, pesquisas, metaverso e uso do 5G, entre outros e que estas inovações vieram para ficar, além da questão da inclusão digital.“Oportunizamos aos alunos de escola pública, por exemplo, terem contato com tecnologia. Temos muitas vagas na área de tecnologia, mas faltam profissionais qualificados. Por isso, a EXPOTEC é tão necessária, despertando o interesse da juventude paraibana para tecnologia”, concluiu.

Já Rubens Freire, Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, afirmou que pode- se considerar que a grande novidade deste ano para realização deste evento, é ter sobrevivido à pandemia da Covid-19. “Nós estamos aqui por dois motivos: a resposta da comunidade científica do mundo que criou a vacina e segundo as estratégias adotadas pelo estado de contenção ao vírus”. No entanto, A EXPOTEC é um evento que oportuniza o letramento tecnológico aos alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino. “Isso faz parte do processo de formação essencial do cidadão. Durante os dias da feira, os alunos poderão conhecer o mundo da ciência e tecnologia, desenvolvendo possíveis interesses. A Secitec está fortemente comprometida em apresentar o mundo da técnica, como eles interagem e se transformam”, ressaltou.

Para Liana Filgueira, vice reitora da Universidade Federal da Paraíba, a EXPOTEC 2022 será uma ótima oportunidade para reunir pesquisas e inovações tecnológicas para que as pessoas tomem conhecimento do que se tem produzido na área e que a Instituição não medirá esforços para dar suas contribuições, haja vista ser atualmente referência nacional na inovação tecnologica”, frizou.

Das Instituições participantes está também o IFPB, onde o Diretor de Tecnologia, Francisco Dantas Nobre Neto, enfatizou que o IFPB esteve presente em todas as edições e eventos da EXPOTEC e sempre participa apresentando projetos, onde há um engajamento muito bom dos alunos com projetos práticos, de pesquisa com inovação.“É uma oportunidade muito boa para nossos alunos, fazer um network apresentando o que está sendo desenvolvido na nossa escola e também para terem este contato com a tecnologia, conhecerem experiências de outras instituições. Esta feira é uma ação completamente positiva, de fomento, de inclusão da tecnologia, não somente de João Pessoa, não somente do litoral, mais de toda Paraíba”, destacou.

INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS- Aos interessados em apresentar trabalhos, minicursos na área ou oficinas temáticas para ministrar, já podem se inscreverem. Já quem desejar participar como parte do público, também pode se inscrever no site da feira. Web, Robótica, Inteligência Artificial, Startup, Inclusão Digital, Software Livre, Educação, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade são alguns dos segmentos que estarão disponíveis na hora da inscrição. Para isto basta acessar o site www.expotec.org.br/2022.

A EXPOTEC 2022 - Feira e Congresso de Tecnologia é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br).


Realização

Governo do Estado da Paraíba ANID