EXPOTEC ABRE COM PROGRAMAÇÃO INOVADORA E TEM PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA DE PÚBLICO, NO PRIMEIRO DIA

Com o tema: ‘Internet livre, neutra e global’, teve início nesta quarta-feira(23) a 8ª edição da Expotec – Maior Feira de Tecnologia do Nordeste, até sexta-feira, dia 25 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa-PB. Diferente dos últimos anos, devido a pandemia, a feira deste ano, se apresenta com uma programação recheada de inovações de tecnologia de ponta, totalmente gratuita,  onde  já no primeiro dia teve uma participação expressiva com cerca de três mil participantes de forma presencial, entre professores, estudantes, pesquisadores, cientistas, expositores e público em geral.

 

A programação teve início a partir das 10 horas, com a exposição de vários stands  de Instituições e empresas com pesquisas, projetos e produtos tecnológicos espalhados por todo espaço destinado à Expotec. Houve a  realização da palestra de apresentação da plataforma Cientik (www.cientik.com),com o jornalista José Luiz Nogueira. A referida plataforma traz um conteúdo inovador sobre ensino tecnológico, com a cara dos novos tempos, agregando a cibercultura, e transformando o processo de aprendizagem em novas experiências para professores e alunos. De acordo com o idealizador, a finalidade da criação deste canal é “apoiar a educação pública no desenvolvimento das habilidades e competências do futuro, e dar acesso para alunos e professores que podem receber todos os conteúdos pedagógicos gratuitamente”.Foram iniciadas também oficinas de robótica e as maratonas do programa Ouse Criar, realizada pelas secretarias de Educação e de Tecnologia reunindo centenas de estudantes das escolas estaduais do Estado.

 

O horário da tarde foi iniciado com um debate sobre o movimento ‘Mulher Techo Sim Senhor’,  coodenado pela professora e embaixadora do programa Google Womem Techmakers, Vanessa Dantas. A atividade atraiu estudantes e profissionais onde interagiram não apenas conteúdos técnicos, mas também assuntos como diversidade, igualdade de gênero e mercado de trabalho. Em seguida, ‘A importância de um posicionamento empresarial em marketing social: Case Instituto Solidariedade’, foi o tema da palestra ministrada pela empresária Beatriz Ribeiro, presidente do Instituto Solidariedade que lançou para os participantes uma proposta de criação de um Game Solidário. Os experts em tecnologia, poderão participar inscrevendo propostas  inovadoras, através de um edital, onde  o vencedor receberá uma premiação.

 

Campanha de Doação- O Instituto Solidariedade está presente no evento com uma campanha de solidariedade de arrecadação de alimentos. O público em geral pode contribuir ao visitar a Expotec, doando um quilo de alimento não perecível que posteriormente, vão para pessoas em situação de vulnerabilidade, no Estado.

 

Abertura oficial- A solenidade de abertura da 8ª edição da Expotec foi marcada pela apresentação do toré com os indígenas do povo potiguara da Baía da Traição, onde emocionou a todos e todas presentes. Na mesa da cerimônia, fizeram parte,  Percival Henriques, Presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital(ANID), organizadora do evento, os representantes das instituições que são parceiras na realização da Expotec. o Secretário de Educação do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado, o Secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, a vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, Liana Filgueira, o diretor geral do IFPB, Neilor Cesar dos Santos, o secretário de administração penitenciária do Estado, João Alves, e o Vice Prefeito de Campina Grande e vice governador eleito, Lucas Ribeiro.

 

O Secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado destacou a importância de discutir a educação digital e que cada dia tem se tornado mais necessária, e, sobretudo a inclusão digital para que todos possam ter acesso à internet. “É preciso termos um olhar para os invisíveis, e a Expotec é um espaço adequado para essa reflexão, até mesmo porque ela tem se firmado no cenário paraibano e regional como um grande evento na área de inclusão digital e de tecnologia, então todos devem aproveitar todos os conteúdos e programação”. 

 

Para o Secretário de Tecnologia de João Pessoa,  professor Guido Lemos a internet hoje é um direito fundamental a que todos cidadãos têm direito. Que é uma bandeira do Município, do Estado e do País levarem a internet para todas as pessoas, pois é um desafio e uma prioridade máxima. Ele parabenizou a realização da Expotec 2022  pela solidarização da ciência, que é primordial para todos e todas. “Os participantes precisam ter em mente que nós vivemos numa época do conhecimento, formar profissionais capacitados capazes de realizar uma inovação, desenvolver um problema que tenham impacto social elevado, e isto  vale mais para o País que uma mina de ouro. Portanto, basta estudar e estudar tem valor e o futuro são vocês que vão vender”, enfatizou. 

 

Já o vice- prefeito de Campina Grande e também vice-governador recentemente eleito, Lucas Ribeiro falou de inovação que é a maior razão de todos que estão participando da Expotec. “ Nada irá acontecer se não buscarmos melhorar a vida dos cidadãos que precisam de uma melhor qualidade de vida, de educação e que tenham acesso à tecnologia através da internet. Para isto, a gente precisa inovar buscando este objetivo. Para vocês estudantes que estão aqui representados a minha mensagem é essa, vamos inovar e que o Estado se comprometa em apoiar todos projetos que sejam para contribuir para a inovação de todos, disse Lucas Ribeiro.

 

A abertura da feira foi oficializada pelo presidente da Associação Nacional para a Inclusão Digital, Percival Henriques que ressaltou a importância da Expotec2022 estar sendo realizada de forma presencial e classificou como um processo de superação. E que nesta edição, o letramento científico de raiz está acontecendo,  a partir de uma programação riquíssima, contando com a presença de cientistas de alto gabarito no mundo da tecnologia que estão no evento para interagir com todo mundo. Destacou também o projeto do Ouse Criar do Governo do Estado,  focado no empreendedorismo, focado na questão dos primeiros passos que podem abrir um diálogo entre aqueles que estão descobrindo a tecnologia com um cientista de alto nível cuja equipe é transnacional. Os pesquisadores ao redor do mundo estudam coisas amplamente teóricas, da mesma forma você tem estudantes das escolas, das universidades e Ifs com projetos de mecânica, de energia renováveis, de inovações. Percival ressaltou que “a Expotec é um evento gratuito, sem cobrar ingresso porque o principal produto que a gente tem aqui são os participantes, que não vieram pegar nada da gente, nós que vamos pegar, é o investimento que a gente faz para o futuro. Esta parte do letramento científico precisa acontecer. Concluiu desejando um bom evento a todos que nos próximos dias, “o próximo ano vocês contaminem mais pessoas, vocês se interessem, mais, aproveitem as pessoas que estão expondo aqui, aproveitem os professores, aproveitem os colegas”, aproveitem a Expotec.

A programação do dia foi encerrada com a palestra ‘Como se Posicionar nas Redes Sociais’ com o professor de marketing, empresário, escritor e mentor de negócios, Moisés Ramos. Ele que já ajudou mais de 30 mil empresários e profissionais liberais a dobrarem e até triplicarem o faturamento dos seus negócios, através do marketing e posicionamento digital, deu várias dicas de como as pessoas devem se posicionar nas redes sociais, alavancar negócios e sobretudo, ganhar dinheiro. Na oportunidade, Moisés mostrou como as redes sociais passaram a ser primordiais na vida das pessoas. 

 

Atividade Cultural- A abertura da feira foi coroada com a apresentação musical  no início da noite, pela cantora e compositora Gracinha Telles(voz e violão) acompanhada da baterista Leda Almeida.  No repertório, ela cantou muitas canções, envolvendo os participantes com muitos ritmos dos Novos Baianos, Chico Sciense, Lenine, Alceu Valença, Morais Moreira, Zé Ramalho e outros. “Mistura rock com maracatu, frevo e composições de seus últimos trabalhos

 

A EXPOTEC 2022 - Feira e Congresso de Tecnologia é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br).