Seminário de Comunidades e Povos Tradicionais será realizado na Expotec

No terceiro dia da Expotec, dia 25, a partir das 10 horas, na sala Manaíra será sediado o Seminário de Comunidades e Povos Tradicionais e este ano contará com a participação dos indígenas de Baía da Traição, Cristina de Lima Bernardo, Aguynaiary Pontes Pessoa Gomes e Thierry Padilha, ambos são membros da Organização dos Jovens Indígenas Potiguaras da Paraíba(OJIP)numa mesa temática: O movimento de juventude indígena na Paraíba: As mídias digitais como ferramenta de informação, “usando o que há de mais moderno para preservar o que temos de ancestral”.  Os integrantes da mesa prometem interagir com o público, com um rico debate sobre a história e os costumes dos povos potiguara e o uso da cultura digital para a ampliação de seus conhecimentos.

 

De acordo com Cristina Bernardo, os jovens indígenas estão cada vez mais engajado com o movimento tecnológico, diante da era da tecnologia o movimento indígena tem ocupado o seu espaço na cultura digital. Com cada vez mais acesso a Internet e com a inclusão dirigiram cada vez mais perto das aldeias, esses jovens têm ocupado um espaço que antes não os pertenciam, sendo assim usando a tecnologia a favor de seus costumes, valores e assim trazendo os temas relevantes da sua comunidade e da sua cultura.

 

Para Cristina, a inclusão digital tem sido uma ferramenta de extrema importância para que haja o Engajamento da cultura digital.”Os recursos online são usados para romper o isolamento em que muitas comunidades vivem, e também para vencer a barreira da falta de espaço que esses povos têm nas mídias tradicionais. “E importante ressaltar que despertou nos jovens a vontade e a criatividade para levar a valorização da cultura indígena para os meios digitais através da tecnologia. Por fim podemos afirmar que a cultura digital é imprescindível para o contexto atual, para o empoderamento para que venhamos alcançar aquilo que almejamos”.

 

Cristina de Lima Bernardo- é formada em Hotelaria pela UFPB, mestranda em Antropologia Social na UFRN e faz parte da OJIP (organização da juventude indígena Potiguara da Paraíba.

Aguynaiary Pontes Pessoa Gomes – é estudante do curso de antropologia na UFPB. É Membro da Organização dos jovens Indígenas Potiguara (Ojip.)

Thierry Padilha-é formado em serviço social, professor da língua materna Tupi e também membro da Organização dos jovens indígenas Potiguara (Ojip).

 

A EXPOTEC- A maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste é gratuita e será realizada nos dias 23. 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, Paraíba. A 8ª Expotec é realizada pela Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID BRASIL) e pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria da Educação, da Ciência e Tecnologia. Com o apoio do Núcleo de Informação e Controle do Ponto BR - NIC.br e do Comitê Gestor da Internet – CGI.br.

Contatos 

Cristina Bernardo-83 98843-7938

Thierry Padilha-83 9109-5095