Ouse Criar: programa que estimula empreendedorismo entre estudantes realizará maratona na EXPOTEC 2022

O Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo na Rede Estadual de Ensino – Programa OUSE CRIAR, que é uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba - SEECT, durante a Expotec 2022 realizará a Maratona de Prototipação do Programa Ouse Criar, última etapa de seleção da Primeira fase do programa. Participarão 100 equipes de estudantes (cerca de 500 estudantes e professores), aprimorando seus conhecimentos durante a feira.

 

“O público alvo e apto para participar do Ciclo de Inovação Aberta do Programa Ouse Criar, desta vez não é só dirigido a estudantes da rede estadual de ensino, mas também a jovens entre 18 e 29 anos, egressos da rede pública.  Se o jovem terminou os estudos há 10 anos, em uma escola pública ou universidade pública estadual, tem direito a montar um time e participar do programa”, disse a coordenadora do Programa Ouse criar, Giovania Lira.

 

O programa oferece recursos de subvenção econômica, fomento para os projetos e capacitações para incentivar empreendedores a transformarem suas ideias em negócios de sucesso e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores.  “Isso será realizado por meio do fomento, sistematização e implementação de ações educacionais, tecnológicas e inovadoras que promovam a criação e melhoria contínua de produtos e/ou processos, como o surgimento de novos empreendimentos a partir de soluções de problemas contextualizados”, acrescenta a coordenadora.   

 

Este ano, o programa elenca mais de 70 desafios espalhados em 12 categorias, como educação, economia solidária, mobilidade urbana, saúde, empregabilidade, saúde mental do jovem, cidade sustentáveis e habitação. O estudante pode escolher uma temática e um desses 70 desafios para resolver durante a trilha do Ouse Criar, baseados em mapeamento feito com o mercado.

 

Passo a passo da jornada - O ciclo do Ouse Criar dura três anos. A fase 1 é a da seleção; a fase 2, a de desenvolvimento; e a fase 3, de startups. Os alunos se inscrevem através de um vídeo de 3 minutos, dizendo os motivos que o levaram ao desafio escolhido. A partir daí, há um afunilamento para se chegar a cerca de 100 equipes, que vão participar da etapa estadual, que participarão de uma maratona de prototipação, que vai acontecer na Expotec, em novembro.

 

Dessas 100 equipes, só 30 passam para o segundo ano. Nessa fase 2, cada equipe recebe um fomento de R$ 5 mil para iniciar os seus trabalhos. Para o terceiro ano, só passarão 20 equipes, que recebem, cada uma, R$ 20 mil: aí é a hora de montar a startup para o mercado. Da turma que ingressou no programa em 2020, 12 equipes estão na incubadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação.

 

Para o Presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques a parceria com o Ouse Criar é fundamental e de extrema importância porque “o participante recebe um direcionamento mais preciso das áreas a atuar e para onde apontar seu talento, dando oportunidade para o jovem resolver problemáticas e de encaixá-las também nas demandas que o mercado precisa”.