Minicurso de computação por 'Meninas na Ciência da Computação’

O grupo Meninas na Ciência da Computação, composto por alunas e professores do Centro de Informática da UFPB, estarão presentes na Expotec 2022 e realizarão  minicurso na área de computação, no dia 11 de agosto, das 14h  às 17 horas, no Centro de Convenções. A atividade será ministrada nos espaços reservados para realização de cursos rápidos. O projeto é coordenado pela professora Josilene Aires, do CI/UFPB e tem na equipe alunas dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação do Centro. Possui o apoio do CNPq, da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) e da Dock - uma das empresas líderes em tecnologia para serviços financeiros na América Latina.

 

Minicurso: Introdução ao HTML e CSS- destinado a todas as pessoas que possuem interesse na área da Computação, mas não sabem como dar o primeiro passo. O mini curso visa fornecer uma base de Desenvolvimento de Software Front-End para os participantes, mesmo que nunca tenham tido contato com outra tecnologia anteriormente.

 

O referido minicurso é abordado de maneira prática, ensinando os principais conceitos do HTML e do CSS, através da criação de uma página web, para que todos os participantes saiam, ao final das 2h de execução, com um produto pronto para colocar em seus portfólios. Além disso, as ferramentas utilizadas também vão te ajudar a entender um pouco mais sobre o ambiente de desenvolvimento de diversas aplicações para computadores. São oferecidas 30  vagas  e os interessados devem levar notebook. Para se inscrever basta preencher um formulário pelo link que em breve será  divulgado na bio da Expotec2023. 

 

Meninas na Ciência da Computação- Formado por um grupo de professoras e alunas do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba que tem como missão atrair alunas de escolas públicas, despertando a sua vocação para a área de Ciência da Computação através de capacitação, debates, palestras, encontros e rodas de conversa. O grupo Meninas na Computação atua na condução de projetos visando a inserção feminina na Ciência da Computação desde 2014, quando da aprovação de uma proposta na chamada pública 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras Meninas e jovens fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Desde então tem desenvolvido ininterruptamente diversas iniciativas de extensão e pesquisa que reproduzem e aperfeiçoam a sistemática da primeira proposta implantada. A atuação inclui pesquisa e extensão na forma de PROBEX (projetos de extensão da própria universidade, 2014 a 2021), PROEXT (projeto a nível nacional apoiado pelo Ministério da Educação, 2016) e PIBIC (iniciação científica do CNPq, 2014 a 2019). No período de 2019 a 2020, conduziu uma proposta aprovada na chamada pública “CNPq/MCTIC Nº 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”. Em 2021 obteve a aprovação de uma proposta no edital “Garotas STEM: formando futuras cientistas”, firmando uma parceria com o British Council e o Museu do Amanhã, marcada pela capacitação recebida pelo King´s College e o STEM Education Hub, de Londres.

 

Josilene Aires Moreira- docente do Centro de Informática da UFPB, doutora em Redes de Computadores e pós-doutora em Sociologia. Trabalha com projetos de inclusão feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2014, coordena o grupo “Meninas na Ciência da Computação”.

 

A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá  entre os dias 06, a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.