"Separa, junta, refaz e cria algo novo”

A oficina "Separa, junta, refaz e cria algo novo”: um jeito hacker de produzir materiais didáticos, acontecerá na Expotec 2019, nos dia 30 e 31 de outubro no Centro de Convenções em João Pessoa. E será ministrada pelo Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, e também Pedagogo pela (UFBA), Daniel Pinheiro.
Na oficina o professor vai apresentar possibilidades de produção e compartilhamento de Materiais Didáticos pensados a partir da lógica do movimento internacional pelos Recursos Educacionais Abertos (REA). O modelo de apresentação da temática será organizado em torno de momentos teórico-práticos de experimentação e criação de REA. A partir do desenvolvimento de práticas de remixagem, a oficina também irá mobilizar a criação de recursos das mais diversas temáticas, sendo a expertise, interesse ou demanda dos participantes o parâmetro para a definição do tema de cada produção.
Inicialmente, serão apresentados os softwares de edição tais como o Audacity (áudio), Kdenlive (vídeo), Gimp (imagens) e Inkscape (imagens vetoriais) e repositórios livres como o EduCAPES, RIPE e Relia, e em seguida será feita uma exploração.
A oficina possibilitará o exercício de produção, gravação, bricolagem, onde os participantes poderão experimentar copiar e colar recursos produzidos por eles ou retirados de repositórios abertos, testar funcionalidades como desfazer/refazer e aplicar efeitos. Ainda neste momento inicial, algumas provocações teóricas sobre o acesso aberto ao conhecimento no âmbito da cultura digital serão discutidas a fim de ampliar as compreensões dos envolvidos a respeito do tema.
Entendemos que a temática dos Recursos Educacionais Abertos (REA), bem como o espectro mais amplo do acesso aberto ao conhecimento, precisam ter espaço para debate neste evento. Desta maneira, além desta proposição de oficina/minicurso, também nos dispomos a discutir o tema em forma de apresentação/palestra propriamente dita. A ênfase, neste caso, estaria nas "Potencialidades dos REA em tempos de cibercultura: Colaboração, Autoria e constituição de Redes", comentou Daniel Pinheiro.
A proposta da oficina é fomentar entre os participantes a compreensão de que,contemporaneamente, é indispensável assumir uma postura hacker quanto a organização/planejamento de experiências de aprendizagem, ou seja, não basta utilizar os materiais didáticos, prontos, “rotulados”, pode (e deve!) ousar, criar e experimentar de práticas recombinantes que envolvam todos os interessados no processo de aprendizagem.
São resultados esperados a partir desta oficina, a aquisição e desenvolvimento de noções básicas à respeito da produção de REA e da necessidade de utilizarmos plataformas e protocolos abertos para garantir a livre circulação desses conteúdos, democratizando o acesso ao conhecimento.
Objetivos:
-
Discutir alguns dos elementos fundamentais preconizados no movimento pelos Recursos Educacionais Abertos: remixagem, colaboração, autoria;
-
Apresentar e discutir o licenciamento de materiais didáticos produzidos a partir de uma perspectiva livre/aberta;
-
Problematizar o desenvolvimento de “um jeito hacker” a partir dos níveis de abertura (movimento REA) e das 04 liberdades defendidas pelo movimento de software livre;
-
Divulgar os repositórios/referatórios de conteúdos abertos;
-
Produzir Recursos Educacionais Abertos diferentes linguagens;
-
Experimentar softwares livres de produção de conteúdo digital - vídeo, áudio e impressos.
Público: Jovens a partir de 15 anos; comunidade acadêmica em geral
Duração: A oficina está organizada em três módulos com duração aproximada de 3h cada.
30/10 - MANHÃ; 30/10 - TARDE; 31/10 - TARDE.
Inscreva-se agora e leve alimentos ou produtos de higiene pessoal para doar no dia do evento.
EXPOTEC 2019, Feira e Congresso de Tecnologia
Tema: “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano”
Dias: 30 e 31/10 e 01/11
Local: Centro de Convenções da Paraíba – PB-008 Km5 s/n Polo Turístico - Cabo Branco PB
Realização: Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid)
Correalização: Governo do Estado da Paraíba
Patrocínio: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (NIC.BR)
Apoio Institucional: UFPB, UFCG, UEPB, IFPB, Parque Tecnológico da Paraíba, Fapesq, Avati