Palestra “Reconhecimento Facial no Maior São João do Mundo – 2019”

Jimmy Felipe, Policial Militar, formado em Direito pela UEPB, Mestrado em Desenvolvimento Regional pela UEPB, Graduando em Engenharia pela IFPB. Traz para EXPOTEC deste ano a apresentação do Sistema de Reconhecimento Facial usado no evento Maior São João do Mundo, edição 2019.
O projeto digital para a segurança pública surgiu a partir de uma pesquisa de mestrado realizado por Jimmy Felipe Gomes, na Universidade Estadual da Paraiba (UEPB). O policial iniciou o projeto no ano de 2017 e apresentou-o na terceira edição da Expotec, dando segmento a apresentação foi feita aos superiores da policia militar, que desenvolveram uma operação piloto para o São João de 2018. Com o sucesso obtido, os procedimentos foram totalmente implementados no Parque do Povo em 2019.
Cada pessoa que entrava no Parque do Povo teve a biometria realizada na sua face. As imagens foram direcionadas a um servidor; o servidor fazia o recorte da cabeça, e enviava para outro servidor usando algoritmos de inteligência artificial que, supervisionado por pessoas, fazia o comparativo com a base de dados formada com documentos da Polícia Militar da Paraíba e de outros estados, e dos serviços de inteligência. Assim que ocorria uma identificação, a informação era passada para as equipes de policiais militares e do Corpo de Bombeiros, pelo radio comunicador. Jimmy Felipe foi o coordenador da central de monitoramento, construída para o momento da festa e depois, desmontada. 10 policiais da Polícia Militar e sete dos Bombeiros se revezavam no acompanhamento das câmeras.
A Inteligência artificial, base do sistema de biometria facial também foi usado na contagem do público, através de câmeras posicionadas nas entradas, onde estavam as catracas. Cada pessoa pessoa que entrava contava-se um, e cada pessoa que saia subtraia-se um do total. Esse procedimento forneceu com precisão o número de participantes a cada dia da festa.
Durante a realização do evento, o sistema possibilitou a abordagem de mais de 250 pessoas e a prisão de 11 foragidos da justiça.
“A dissertação trabalha com a integração de redes e sensores para a segurança pública. Num primeiro momento, as informações estão isoladas. Tenho os dados da polícia de um lado, os dados das centrais de inteligência, de outro; e, durante a festa, estou gerando novas informações, organizadas em outro banco de dados. A integração desses dados é o que resultará nas informações que precisamos para partir pro trabalho de campo, que é perseguir o acusado e prendê-lo. E avaliação dessas informações é o que trará melhorias para a segurança pública”, explica Jimmy Felipe.
A apresentação iniciará mostrando o que é o São João de Campina Grande, os números, a dimensão, questão de área, público, entre outros pontos. Logo após o palestrante vai abordar as partes especificas de monitoramento e tecnologia que foi utilizada que é a biometria facial.
A palestra “Reconhecimento Facial no Maior São João do Mundo – 2019” acontecerá no dia 30 de outubro das 9h às 10h, no Centro de Convenções em João Pessoa.
EXPOTEC 2019, Feira e Congresso de Tecnologia
Tema: “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano”
Dias: 30 e 31/10 e 01/11
Local: Centro de Convenções da Paraíba – PB-008 Km5 s/n Polo Turístico - Cabo Branco PB
Realização: Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid)
Correalização: Governo do Estado da Paraíba
Patrocínio: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (NIC.BR)
Apoio Institucional: UFPB, UFCG, UEPB, IFPB, Parque Tecnológico da Paraíba, Fapesq, Avati
Inscreva-se agora e leve alimentos ou produtos de higiene pessoal para doar no dia do evento.