Inovação e Consumo eficiente de Energia elétrica

Joelson Nogueira abordará o tema

O palestrante e mestre em Inteligência Artificial (2000) no DSC/CCT/UFPB (Hoje UFCG) Joelson Nogueira, traz esse ano a palestra com uma discussão acerca do desenvolvimento de um sistema de monitoramento do consumo de energia elétrica.

Foi exatamente através de um convite que envolve o Instituto Fraunhofer da Alemanha e as Universidades UFCG, UFBA e UFPB, que Joelson aceitou de primeira o desafio.

Com o objetivo de analisar o fator de potência e o consumo de energia em todos os blocos da Universidade para poder ver o que pode está acontecendo de errado, como perdas elétricas, queda de tensão na instalação, aquecimentos de fios, desiquilíbrio na rede, entre outros fatores. Joelson se envolveu de cabeça nesse projeto em uma parceria com a equipe do professor Edmar Candeia Gurjão do DEE/UFCG e desenvolveram um sistema de gerenciamento de energia elétrica, que surgiu através de um outro sistema que já está sendo desenvolvido só que com algumas diferenças.

O sistema funciona da seguinte forma: existem sensores que fazem a coleta e interpretação de dados a partir de um sinal, esse sinal por sua vez manda mensagens pra os gerentes de energia das universidades, então ele ler três informações básicas da entrada de cada bloco do Campus, que é a potência ativa a potência reativa e também o fator de potência. E a partir dessa informação são descobertos os erros que estão ocasionando essas falhas no consumo de energia.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) existe uma norma infligindo uma multa aos usuários que tiverem fator de potência inferior a 0.92 que significa 92% de eficiência. Para se ter uma noção a Universidade de Campina Grande (UFCG), tem um fator médio de 0.75, nada interessante para o que é esperado.“Eliminando essas diferenças de fatores vão desaparecer os acréscimos cobrados na conta de energia, vai melhorar o aproveitamento de energia elétrica acabando com a oscilação (variação de tensão na rede), a vida útil dos equipamentos como computador vão melhorar bastante, e em suma, as informações que o sistema dar vai permitir que realize um melhor aproveitamento de energia que a gente está consumindo”, diz o palestrante.

Além de interpretar dados esse sistema também dispara automaticamente mensagens para os gerentes do sistema das universidades e em uma outra etapa que já esta sendo definida na parte de software mais ainda está se trabalhando na parte de hardware, ele vai ter possibilidade de atuar sozinho ativando um sistema de chaveamento automático remoto, então vai ser utilizado atuadores remotos pra desligar chaves e quadros de energias, se detectar que sistemas estão sendo utilizados e que a energia esta sendo consumida em alguma área no horário que não deveria está e sem autorização prévia, automaticamente o sistema vai desligar e mandar uma mensagem aos usuários informando o ocorrido. "Então é uma maneira de você gerenciar utilizando atuadores humanos e automáticos pra que não haja desperdício de energia", comentou Joelson.

A palestra "GEE - MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA" acontecerá na EXPOTEC 2019, no Centro de Convenções em João Pessoa, PB.

Inscreva-se agora e leve alimentos ou podutos de higiene pessoal para doar no dia do evento.

 

EXPOTEC 2019, Feira e Congresso de Tecnologia 

Tema: “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano”

Dias: 30 e 31/10 e 01/11

Local: Centro de Convenções da Paraíba – PB-008 Km5 s/n Polo Turístico - Cabo Branco PB
 

Realização: Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid)

Correalização: Governo do Estado da Paraíba

Patrocínio: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (NIC.BR)

Apoio Institucional: UFPB, UFCG, UEPB, IFPB, Parque Tecnológico da Paraíba, Fapesq, Avati


Realização

ANID Governo da Paraíba

Instituições parceiras que apoiam o evento