APRENDENDO COM O ROBÔ TOBBY SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Utilizamos o robô Toby ( cachorro Robô ) como instrumento de ensino e aprendizagem no conteúdo: Alimentação saudável, estimulando a prática de hábitos saudáveis e conscientizando sobre a importância de uma dieta equilibrada. Para alcançar tal objetivo, fizemos uso do Kit ALFHA – PETE, como também a tecnologia arduino. Consideramos importante o desenvolvimento do projeto, pois pôde dar visibilidade ao aspecto da alimentação saudável no que diz respeito a processos de educação alimentar. Durante o processo de execução, tais fatores foram facilitadores: motivação dos alunos envolvidos, o incentivo do uso da tecnologia no processo ensino- aprendizagem, a participação, compromisso e responsabilidade dos atores envolvidos na atividade, foram pontos fortes de extrema relevância para o desenvolvimento do projeto. Mencionamos que nossa maior dificuldade condiz aos horários, já que fora realizado no contra turno escolar. Este projeto possibilitou entender, por meio do processo de construção e programação das funções do robô TOBBy, bem como das regras pré-estabelecidas do jogo, a importância da alimentação saudável e a necessidade do projeto pedagógicos que considerem a robótica como ferramenta metodológica dos estágios necessários ao ensino-aprendizagem. Nesse sentido diferente da utilização de outras ferramentas tecnológicas em sala de aula, como o celular, por exemplo o uso da robótica, tal qual apresentou -se no projeto tobby, envolve os discentes e todos os estágios do proposta pedagógica: da concepção das ideias á execução da atividade.