Robotizen - Estimulando a Lógica de Programação por meio de jogos.

A oficina ‘Robotizen – Estimulando a Lógica de Programação por meio de jogos’ tem como objetivo apresentar um jogo digital com foco no ensino de lógica de programação para crianças e planos de aula para orientar professores e mediadores na replicação dessa estratégia em sala de aula. O Robotizen é utilizado para apresentar conceitos básicos de algoritmos, como: sequência, comando, condição, evento e repetição. O enredo retrata os desafios de um robô Tesla que precisa salvar sua cidade, tendo cenários diferentes que precisam ser resolvidos. No jogo, a criança precisa montar um algoritmo para cada missão, aumentando o nível de dificuldade conforme a evolução das fases, permitindo que a criança se torne programador, tendo a responsabilidade de conduzir o robô aos seus objetivos. Seus comandos são simples, com operações de arrastar e soltar. Os planos de aula desenvolvidos para que professores possam explorar a utilização do jogo com seus alunos foram divididos em três sessões. O primeiro plano apresenta um aquecimento, explicando toda a história, objetivo do jogo e como jogar. O segundo plano foca em o assunto de condições, praticados nas fases 11 a 20, abrindo equipamentos novos que dão suporte para o assunto. O terceiro plano tem por foco as estruturas de repetição, exploradas a partir do cenário 31, criando algoritmos mais compactos.

Coautores

Douglas Henrique Emiliano de Oliveira Lima