Projeto Laboratório de Robótica Educacional: para aprender a programar, é só começar...

De acordo com os estudos de Seymor Papert, na década de 1980, os estudantes e a aprendizagem devem ser o centro do processo de ensino em ambientes de robótica educacional, que se realiza a partir de desafios cognitivos conhecimentos curriculares com conceitos de computação, mecânica e eletrônica para a solução de problemas. O Laboratório de Robótica Educacional é uma ação de extensão universitária que teve como objetivo introduzir estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior em estudos sobre os conceitos básicos de robótica e de programação de computadores, articulando-os com o processo de ensino e aprendizagem do currículo escolar. O projeto teve como público alvo 44 participantes entre professores e estudantes do 5º. ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica e graduandos em Pedagogia e Computação da Universidade Federal da Paraíba. Foram realizadas seis oficinas semanais, com duração de duas horas, realizadas no período de 02/05 a 07/06/2019, no Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, do Centro de Educação. As atividades foram desenvolvidas a partir de orientações teóricas e técnicas aos estudantes (10-11 anos) que, agrupados em equipes, discutiram e dividiram tarefas para a realização dos desafios propostos. Como resultado principal, destacamos o desenvolvimento de conhecimentos e competências sobre como produzir e programar um robô, integrando os recursos aprendidos, subsídios teóricos e práticos para o aprofundamento de estudos sobre o tema os estudantes e preparação para a participação em eventos de robótica educacional.

Coautores

ANA RAQUEL DANTAS DE ALMEIDA, Raíza de Souza Braz, Filipi Augusto Batinga Simôes, Everton Nascimento da Silva