"Uso de tecnologias promove quebra de barreiras na aprendizagem", diz professor em palestra da Expotec 2016

Foto: Raíssa Nóbrega/Assessoria Expotec

O ensino híbrido envolvendo a utilização de tecnologias foi o tema da palestra/oficina ministrada pelo professor mestrando em informática, Hercílio de Medeiros, na Expotec 2016

Com o título “Quebrando barreiras com conteúdos educacionais”, a palestra buscou abordar ferramentas e noções de ensino híbrido, presencial ou a distância, e metodologias ativas na aprendizagem. Segundo o professor Hercílio, o foco é trazer as novas tecnologias para a sala de aula e, dessa maneira, transpassar este ambiente.

Através de quatro ferramentas interativas, utilizadas para amparar o processo de ensino (Kahoot, Socrative, Edmodo, Ecaths) e explanadas em conjunto com os participantes presentes, foi possível perceber e entender tais meios que possuem por características primordiais a inserção do estudante como principal atuante responsável pela sua aprendizagem. 

Algumas das ferramentas abordadas na palestra transformam aprendizado em game e, através de atividades por base síncrona ou não, motivam o uso do celular ou demais meios eletrônicos na atividade pedagógica, facilitando o processo educativo e, dessa forma, trazendo grandes ganhos em termos de aprendizagem e quebrando barreiras.

Cephas Castro (CPJ-UFPB)/Assessoria Expotec


Contato