Oficina de arte mobiliza estudantes na Expotec 2016

Foto: Vinícius Chaves/Assessoria Expotec

Tecnologia não é a única proposta da Expotec 2016. Durante o primeiro dia da feira tecnológica, foi realizada a Oficina de desenho e pintura, pelo ilustrador da escola Studio Made in PB, João Pereira, na sala Oficina 2. Na atividade, foi oferecido material a todos os participantes.

A oficina, que contou com a participação de um público composto, em grande parte, por estudantes, iniciou com o ministrante questionando aos participantes o que era necessário para se fazer um desenho e dizendo que o elemento essencial é o olho. Em seguida, ele realizou uma atividade que consistia em fazer um desenho livre e, a partir desta, começou a falar sobre a visão do artista e o desenvolvimento dele ao longo dos anos. Sobre isso, ele ressaltou que qualquer um pode aprender desenhar, não é um dom, apesar do senso comum difundir o contrário. Segundo o professor, tudo depende do esforço da pessoa. E a outra atividade da oficina foi centrada na construção do desenho de um corpo, em que a composição se baseava primáriamente em formas geométricas como triângulo e quadrado. O foco foi na construção de personagens livres, a partir da perspectiva do que o desenha.

A estudante de Edificações, Maria Elisa, uma das participantes da oficina, conta que escolheu essa atividade devido à semelhança com o curso e faz a  avialiação da atividade. “Não esperava que fosse esse tipo de desenho, mas gostei, porque não tinha muita noção, comecei a saber sobro dimensionamento dentro do que foi proposto pela aula”, disse.

O designer finalizou falando sobre o mercado de trabalho do desenhista. “Na região, há trabalho, restrito mas há. O foco principal ainda é o mercado externo, tanto nacional como internacional”, concluiu ele.

Carolina Jurado (CPJ-UFPB)/Assessoria Expotec


Contato