Palestra sobre cultura pop japonesa reúne fãs de várias gerações na Expotec 2016

Foto: Vinícius Chaves/Assessoria Expotec

Os primeiros fãs dos animes japoneses no Brasil puderam relembrar a fase de ouro da TV Manchete, primeira rede de TV aberta brasileira a veicular seriados e desenhos animados desse nicho, através da palestra “Geração Rede Manchete: como essa emissora mudou a vida dos fãs de cultura pop japonesa no Brasil”, ministrada por Washington José “Musachi” e que integrou a programação da quinta-feira (25) na Expotec 2016.

A proposta da palestra era refletir sobre o legado da extinta Manchete para quem gosta de cultura pop japonesa – os fãs de ontem e de hoje. “A ideia principal era fazer com que os jovens de hoje sintam como era aquela época, que eles não viveram – a época do Cavaleiros do Zodíaco, do Jaspion, do Changeman – e quem já viveu essa época relembre, porque, hoje, o que a gente tem de cultura pop com eventos como Comic Con Experience surgiu muito por causa dessa geração”, explicou Washington.

Durante a explanação, Washington José trouxe vários vídeos da época em que Jaspion, Cavaleiros do Zodíaco e outras séries foram exibidos na Manchete, num verdadeiro revival do que foi a inserção cultura pop japonesa no Brasil. Os participantes da palestra observaram atentamente e fizeram algumas intervenções, relatando recordações e esclarecendo algumas dúvidas sobre o que era discutido. Um deles era um menino deficiente auditivo que, através do intérprete, fazia diversas perguntas.

Sobre o palestrante

Washington José, 31 anos, é desde criança fã da cultura pop japonesa e foi um dos integrantes dos Jovens Líderes do intercâmbio Brasil – Japão, grupo que promove ações de integração entre a cultura dos dois países. É também fundador e presidente da Associação Brasileira de Cultura Pop Japonesa (NIPPOP).

 

Sandro Alves de França (CPJ-UFPB)/Assessoria Expotec
 


Contato