Como desenvolver de forma ágil produção de conteúdo?

Foto: Raíssa Nóbrega/Assessoria Expotec

Caroline Crozara, graduada em Publicidade e Propaganda e especialista em Gestão Estratégica de Marketing, trouxe para a Expotec 2016, na palestra “Redes Sociais sem Bla Bla Bla: metodologia de desenvolvimento ágil para produção de conteúdo”, dados que demonstraram que a Internet assume, hoje, o lugar de segunda mídia mais importante do país. E a rede social que está liderando o maior número de usuários ativos é o Facebook, que disponibiliza diversas ferramentas gratuitas, para quem deseja ampliar o alcance de seu produto/empresa.

Apesar de ser o mais acessado, o Facebook não é o ideal para tudo o que se pretende propagar. Segundo Caroline, cada rede tem particularidades, então não adianta querer divulgar uma marca através do Pinterest, por exemplo, se ele não possui o público que se deseja atingir. Portanto, a primeira coisa a ser pensada é: quais são os objetivos gerais e específicos.

Antes de mais nada, é necessário conhecer o público e, para isso, a especialista cita a possibilidade de criar personas, que tenham características presentes na maior parte de seus seguidores. O segundo passo é saber qual conteúdo utilizar nas postagens e para esse problema ela traz como solução compreender os estágios see (ainda não querem comprar, apenas conhecer o produto), think (estão levando em consideração a compra em algum momento), do (momento da ação em si) e care (relacionamento com o consumidor fiel) dos consumidores. Depois é preciso saber como definir os temas e ela pede para pensar na “cauda longa” do conteúdo.

Quase chegando ao fim, deve ser feita a seguinte pergunta: “como organizar todas essas informações”? “Monte editoriais”, respondeu ela. Por último: “como pôr em prática”? “Primeiro, organize um fluxo de trabalho; segundo, o card deve falar por si e terceiro, sempre pense mobile”, completou.

Caroline Crozara formou-se em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, em 2010. Dois anos mais tarde, fez especialização em Gestão Estratégica de Marketing no mesmo local e, em seguida, fez MBA em Trade Marketing, pelo BI Internacional. No ano seguinte, trabalhou com Estratégias Digitais na Ponto D e passou a ser Professora de Comunicação e Marketing e de Mídias Digitais, na Faculdade Estácio PB.

 

Rebeca Neto/Assessoria Expotec


Contato