Iesp promove primeira Batalha de Robocode da Expotec 2016

Foto: Samara Alves

Este ano, o Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp), organizou a primeira edição da Batalha de Robocode da feira de inovação Expotec, que aconteceu entre os dia 25 e 27 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, e tem realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o apoio do Governo da Paraíba e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O Robocode é um jogo de programação realizado pela coordenação do curso de sistemas do Iesp e tem como objetivo principal o ensino da programação de forma divertida para os alunos da própria instituição. As batalhas são realizadas todo fim de semestre e nelas os alunos podem colocar em prática tudo o que foi ministrado em sala de aula.

O Robocode é uma batalha virtual onde cada uma das equipes participantes programa, na linguagem JAVA ou Microsoft .NET, o comportamento de um tanque de batalha e, em seguida, colocam estes tanques em uma arena virtual (Rounds) para competirem entre si. As batalhas são em tempo real e cada equipe implementa o comportamento do tanque com movimentos, capacidade de disparo dos tiros, tipo de proteção, entre outros meios. Por fim, ganha a equipe que programar a melhor estratégia de ataque e defesa e sobreviver a batalha.

No primeiro dia da Expotec (25), o professor do Iesp, Fábio Nicácio, ministrou uma oficina sobre o Robocode, onde apresentou o ambiente das batalhas e os objetivos. A oficina contou com a participação de alunos da própria instituição e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Marcelo Fernandes, 30, doutorando pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador desta edição da batalha, afirmou que a programação é fundamental desde o ensino mais básico, com o pessoal mais jovem, para o desenvolvimento do raciocínio lógico destes, até o ensino superior. "Países de ponta e de primeiro mundo, cada vez mais tem incentivado crianças mais jovens a trabalharem a questão da lógica de programação para terem um raciocínio mais apurado", garantiu.

A Batalha de Robocode da Expotec 2016 foi realizada neste sábado (27), no palco principal do evento. O Iesp premiou os três melhores tanques do jogo com medalhas e uma bolsa integral em qualquer um dos cursos de Pós Graduação da Instituição e uma bolsa de 50% de desconto, para os primeiro e segundo lugares respectivamente.

Venceram a Robocode, em primeiro lugar: Everson Teixeira, estudante do sexto período do curso Sistemas de Informação, na Iesp; em segundo lugar: Bruno Gomes Pereira Ribeiro, estudante do quinto período do curso Sistemas de Informação, na Iesp; e em terceiro lugar: Davi Gomes de Melo Silva, estudante do terceiro período do curso Sistemas para Internet.

Jéssica Soares/Assessoria Expotec


Contato