Um evento dentro do evento: Extremo Fashion fecha a programação da Expotec 2016

Foto: Jonathas Germano

Tendo a regionalidade como foco das coleções desfiladas, a 4ª edição do Extremo Fashion, realizada pelo produtor de moda Georde Dellameida, trouxe para dentro da Expotec 2016 inovações no mundo da moda pelas mãos de designers consagrados na Paraíba, como Romero Sousa, Léo Mendonça e Rita Braga, além da brilhante participação de alunos e profissionais do Curso de Design de Moda do Unipê.

Verdadeiras riquezas paraibanas, como o algodão colorido nas peças de Romero e o crochê das artesãs cabedelenses nas de Léo, se destacaram e ganharam um brilho especial na passarela. Já Rita transmitiu as referências locais através das cores, formas e tecidos escolhidos para compor a coleção.

Em contraponto a isso, os modelos trazidos pelo Unipê mostravam algo incomum, porém em absoluta concordância com o ambiente: reutilização de lixo eletrônico. Teclados de computador, fios condutores e até disquetes viraram peças para vestir, graças à habilidade dos envolvidos.

Dentre os desfiles, o título “Ouro Branco” para a produção de Romero Sousa não poderia estar melhor empregado, pois o Extremo Fashion verdadeiramente fechou a programação da Expotec 2016 com “chave de ouro” atraindo público de cerca de 400 pessoas, enquanto outras assistiam ao Campeonato de Cosplay, às finais de Robótica e Maratona Pop, e ainda outras palestras.

A tecnologia avança constantemente e a moda precisa caminhar ao lado desta evolução. Os desfiles apresentados no eixo temático de cultura pop da feira mostraram que isso tem acontecido sem deixar de lado o têxtil, aquilo que é produzido manualmente. É a moda se reinventando. É “Moda e Tecnologia, sim, senhor”, como fala o slogan do Extremo Fashion 2016.

A Expotec aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa, realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o apoio do Governo da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Patrocinou o Extremo Fashion o Solar Tambaú, da Construtora JCP. E apoiaram o Extremo Fashion: Gráfica JB (convites), Lug Serigrafia (camisetas), HTV Produções (VT), Clóvis Gomis (vídeo), Henrique Araújo (redes sociais), Fillip Miranda (cerimonial), Danniel Victor (fotografia), Dona Branca Bar e Restaurante (refeições), Sistema Correio de Comunicação (mídia), Sonho Doce (cadeiras), André Luiz Florista (arranjos) e Tibério Palmeira (design gráfico).

 

Luiza Maria (CPJ-UFPB)/Assessoria Expotec


Contato