Trilhas sonoras que marcaram a infância de gamers

Foto: Jhonattan Anderson/Assessoria Expotec

As trilhas sonoras de jogos japoneses como Space Invaders, Pac Man, Mario Bross, Sonic, Street Fight, entre outros, foram tema de palestra na Expotec 2016. Na sexta-feira (26), sons que marcaram a infância de muitos participantes puderam ser relembrados, ouvidos e discutidos. Além de saber sobre a origem, a evolução e as tecnologias envolvidas por trás das músicas que acompanham os jogos, o público pode também conhecer quem foram os criadores das trilhas sonoras de jogos 8bits e 16bits.

Washington Filho tem 31 anos e trabalha como técnico de gestão no Programa Paraibano de Qualidade (PPQ). O palestrante, que está envolvido com projetos voltados para a cultura pop japonesa unido ao consulado do Japão, falou sobre a importância do tema. “O mangá, o anime para os japoneses é como Hollywood para os americanos e como as novelas para os brasileiros”, afirmou.

Estudioso das trilhas sonoras dos games japoneses há três anos, ressaltou como as trilhas sonoras podem marcar a vida de alguém. “Uma criança que é fã de games passa muito tempo jogando, então ela tem uma questão sentimental, o que envolve o fato dela estar criando emoções, vencendo os desafios e a trilha do game ta sendo a trilha sonora daquele momento que ela ta passando”, exemplificou.

A estudante Bianca Bezerra, de 18 anos, estava na palestra e contou que foi bastante nostálgica. “Música é uma 'coisa que pega'. A melodia, quando você está jogando, ajuda muito. Tem gente que gosta de jogar escutando música. Ela dá uma 'coisa boa', uma adrenalina”, relatou a participante. Bianca ainda falou sobre a importância de abordar o tema: “a Expotec envolve tecnologia, o jogo é uma tecnologia e a musica está presente, influencia, está tudo conectado”.

Washington também citou que tecnologia será a palavra chave das Olimpíadas de Tóquio em 2020, como muitos puderam ver pelo encerramento da mais recente edição Rio 2016, com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, caracterizado de Mario Bros. Segundo ele, é certo que as pessoas devem se preparar para ver como a cultura pop marcará presença para difundir o Japão, além de muitas referências aos games, que são o produto de maior exportação do país.

Diana Araújo (CPJ-UFPB)/Assessoria Expotec


Contato