Dança árabe no palco da Expotec

Foto: Kerollayne Araújo/Assessoria Expotec

A dança árabe, conhecida popularmente como dança do ventre, marcou presença na tarde da sexta-feira, dia 26, no palco da Expotec 2016. Essa modalidade de dança é uma das fortes características da cultura do Oriente Médio, sendo muitas vezes representada internacionalmente através de personagens em novelas e filmes. É composta por uma série de vibrações no corpo e movimentos que envolvem impacto e sensualidade.

A professora Marina Mendes, de 23 anos, fez apresentações para o público, acompanhada de alunas. Marina, que pratica a dança há 12 anos e trabalha com ela desde os 15 anos de idade, conta que a prática traz vários benefícios para a saúde. Entre eles, o controle do sistema hormonal, fertilidade, alongamento do corpo e o fortalecimento da musculatura, especialmente os músculos pélvicos, das pernas e dos braços.

Sylmara Shirley, aluna de Marina que pratica a dança há 4 anos conta que se sente realizada: “a dança exalta a feminilidade, a sensualidade. A gente fica com mais movimento, se sente mais segura, mais mulher”, ressalta. Sylmara ainda acrescenta: “recomendo pra qualquer mulher, não importa a idade, se é gorda, ou se é magra. Qualquer mulher deveria experimentar, tenho certeza que todas iriam gostar”.

O público que aplaudiu as apresentações também aprovou a dança do ventre. Foi o que demonstrou o estudante Reginaldo Silva: “é legal, porque mostra a cultura de outros povos, a diferença da dança de lá para a dança daqui”. Ele ainda acrescentou, entre risadas: “as cinturas delas são quebradas, não é? Fazem alguma operação para melhorar o movimento? Porque se eu for fazer aquilo, mexo o corpo todo de uma vez só, não só a cintura”.

Marina Mendes dá aulas no Fazendo Arte, localizado no bairro do Castelo Branco; no Shape Pole Dance, em Miramar; e no Studio de Dança Sylmara Shirley, em Mangabeira. Novas turmas iniciam a cada semestre e a professora convida: “é a dança mais completa que existe, pois mexe com todas as partes do corpo e com a alma. Qualquer pessoa pode fazer, só precisa vontade”. Mais informações sobre as aulas através do telefone: (83) 98831-5638.


 

Diana Araújo (CPJ/UFPB)/Assessoria Expotec


Contato