Abdala Cerqueira

Abdala Cerqueira

Formado em Sistemas para Web, Pós-graduado em Sistemas Distribuídos e internet. Atualmente é consultor e atua como coordenador do PHP-PB, grupo de usuários PHP da Paraíba.


Ademar Gonçalves da Costa Junior

Ademar Gonçalves da Costa Junior

Professor do curso de Engenharia Elétrica, e do curso de Tecnologia em Automação Industrial, do Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, possuindo Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2005), MBA em Gestão de Projetos pela Unifacs (2009) e realizando estudos de Doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba. Como experiência profissional, trabalhou em diversos setores da indústria como Automotiva (Ford Motor Company), Têxtil (Coteminas), Química (Baterias Moura), Telecomunicações (Telemar, ex-Telpa), Eletro-Eletrônica (Samsung) além de experiência anteriores em ensino (Instituto Federal da Bahia, Fucapi - AM, FIP - PB e Escola Técnica Redentorista - PB). Membro do ISA (International Society of Automation). Membro do Corpo Editorial da Revista Politécnica (Colômbia). Seus interesses são nos seguintes temas:sistemas de controle e de automação, instrumentação e robótica e suas aplicações em diversas áreas.


Alabê Duarte

Alabê Duarte

Consultor/Desenvolvedor de Software na ThoughtWorks, Bacharel em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa, Salvador-BA, atua na área a 8 anos como desenvolvedor. Com experiências em projetos mobile e web, sou apaixonado por desenvolvimento e tecnologias, sou entusiasta das práticas Agile e Contínuos Delivery github: github.com/alabeduarte


Alessio Trindade

Alessio Trindade

Secretário de Educação do Estado da Paraíba. Aléssio possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e curso tecnico-profissionalizante em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (1985). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Foi Reitor do Instituto Federal de Brasília e exerceu o cargo de secretário de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estimulação Tátil, Engenharia de reabilitação, surdo, Educação Especial.


ALEXANDRE OLIVA

ALEXANDRE OLIVA

Alexandre Oliva é ativista pela liberdade de software e pelo Software Livre; fundador e conselheiro da FSFLA, Fundação Software Livre América Latina; mantenedor do GNU Linux-libre.


ANAHUAC DE PAULA GIL

ANAHUAC DE PAULA GIL

Nerd, evangelizador e desenvolvedor de Software Livre. Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba, Ganhador do Prêmio AREDE de 2014. Mantenedor do primeiro servidor Diáspora no Brasil – http://www.diasporabr.com.br


Artur Aquino

Artur Aquino

Formado em ciência da computação na UFPE com mestrado em análise de trajetórias de objetos móveis pela UFSC. Medalha de ouro na etapa brasileira da maratona de programação do ICPC. Trabalhou fazendo aplicativos para celulares e hoje é engenheiro de software pela Liferay.


Bernadette Faras Lóscio

Bernadette Faras Lóscio

Bernadette Farias Lóscio é professora do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE). Doutora pelo CIn/UFPE, atua na área Integração de Dados desde 1998. Tem vasta experiência nas áreas de Web Semântica e Dados Abertos, tendo ministrado diversas palestras e cursos nestes temas. Atuou como consultora em iniciativas de Dados Abertos no Brasil e em países da América Latina.


Bruno Elias

Bruno Elias

Co-fundador da Startup Mago Cinzento, Gamer desde os anos 90, trabalha com desenvolvimento de softwares há 4 anos e com Game Design há 1 ano. Suas habilidades consistem em ser 1/3 engenheiro de software, 1/3 game designer e 1/3 roteirista.


Christiane Suemy

Christiane Suemy

Engenheira Eletricista Graduada pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças pela FAE em Curitiba. Atua na área de FTTH – Fiber to the Home, projetos de sistemas de fibra até a casa, como engenheira de pré-vendas na Furukawa Industrial S.A. Além de projetos da aplicação desta tecnologia em Cidades Digitais, trabalha em projetos com aplicação da tecnologia Gepon e FTTh no: • Segmento de rodovias para conexão de sistemas de ITS – Inteligent Transport System • No segmento de VLTs, Metros e • No segmento de Energia.


CHRISTIANO ANDERSON

CHRISTIANO ANDERSON

Colabora com o projeto MongoDB sendo evangelizador de NoSQL. É membro da Associação Python Brasil, Associação Software Livre e é ex-desenvolvedor do Projeto GNU.


Cláudio Furtado

Cláudio Furtado

Graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação. Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba-FAPESQ-PB, onde permanece até o presente momento.


DAVID JOURDAIN

DAVID JOURDAIN

Membro fundador da The Document Foundation – TDF. Moderador das listas da TDF em língua portuguesa. Tem toda a sua formação na área da Computação. Mais de 12 anos “mexendo” no Kernel Linux.


Eduardo Grizendi

Eduardo Grizendi

Engenheiro Eletrônico, pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Mestrado em Telecomunicações pelo INATEL e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Professor do Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, na área de Inovação e Negócios em TIC. Trabalhou para importantes empresas e instituições tecnológicas, entre elas o CPqD e a Inova - Agência de Inovação da Unicamp. Apoiou diversas instituições em estruturação de núcleos de inovação e empresas na aplicação de incentivos fiscais à inovação (Lei do Bem). É Diretor de Engenharia e Operações da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisas. Autor do Manual de Orientações Gerais sobre Inovação, patrocinado pelo Itamaraty, disponível em cópia eletrônica em http://www.brasilglobalnet.gov.br/ARQUIVOS/Publicacoes/Estudos/PUBEstudosManualDaInovacao.pdf e também do Manual de Inovação para Empresas Brasileiras de TIC, patrocinado pela SOFTEX e publicado pela Editora Publit, disponível em cópia impressa pela Editora Publit e eletrônica em http://www.softex.br/wp-content/uploads/2013/07/Manual-Inova%C3%A7%C3%A3o.pdf


ERIBERTO MOTA

ERIBERTO MOTA

Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército. Autor dos livros Descobrindo o Linux e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013).


EUDISLEY ANJOS

EUDISLEY ANJOS

É Graduado e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é doutoradando em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra. É professor do Centro de Informática da UFPB e pesquisador do Laboratório de Computação Móvel e Ubíqua. Atua principalmente nas seguintes áreas: sistemas embarcados, redes de sensores sem fios, computação ubíqua e móvel e  engenharia de software. É co-autor de patentes na área de automação bombas de petróleo e automação de trens. 


Euler Macedo

Euler Macedo

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Campina Grande, também ex-bolsista CAPES do programa BRAFITEC - Brasil/França Engenharia no ano de 2007, foi Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba de março de 2010 a outubro de 2011. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (DEE/CEAR/UFPB) como foco nas Principais áreas de interesse: Alta Tensão, Para-raios de ZnO, Descargas Parciais, Instrumentação Eletrônica, Rede de Sensores sem Fio, Processamento Digital de Sinais.


Fabiano Vergani

Fabiano Vergani

CEO na Pligg - Fale Mais e Pague Menos


Francilene Procópio Garcia

Francilene Procópio Garcia

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Foi pesquisadora visitante no período de 1996 a 1999 na Tsinghua University, Beijing, China. Atua como professora/pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande desde 1989. Atualmente desenvolve atividades junto à Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - Diretora Geral, junto ao Governo do Estado da Paraíba - Secretária Executiva de CT&I e cumpre mandato como Presidente da ANPROTEC.


GUIDO LEMOS

GUIDO LEMOS

Guido Lemos de Souza é bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre e Doutor em Informática pela PUC-Rio. Foi professor do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é professor do Departamento de Informática da UFPB, onde coordena o LAViD (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital).


Hagadir Cabral

Hagadir Cabral

Em 1979 iniciei na área de informática programando máquinas de contabilidade em assembler. Na mesma época programei computadores pessoais em basic e dbase II. Após a formação em Tecnólogo em Processamento Eletrônico de Dados em 1982, já programando RPG e COBOL e cursos nos fabricantes de computadores: COBRA, SID, EDISA, SISCO Implantei CPDs em supermercados e lojas de eletromoveis até 1987. A partir de 1988 de volta a Porto Alegre, com empresa própria, desenvolvemos sistemas para diversas áreas. A principal foi Postos de Combustíveis – 2o. sistema no Brasil - com automação das bombas de combustíveis manuais e eletromecânicas e sistema de gestão. Em 2000 entrei na área de Telecomunicações atuando na área técnica/comercial. Faz 5 anos que estou aposentado HACKEANDO MINHA MENTE.Em 1979 iniciei na área de informática programando máquinas de contabilidade em assembler. Na mesma época programei computadores pessoais em basic e dbase II. Após a formação em Tecnólogo em Processamento Eletrônico de Dados em 1982, já programando RPG e COBOL e cursos nos fabricantes de computadores: COBRA, SID, EDISA, SISCO Implantei CPDs em supermercados e lojas de eletromoveis até 1987. A partir de 1988 de volta a Porto Alegre, com empresa própria, desenvolvemos sistemas para diversas áreas. A principal foi Postos de Combustíveis – 2o. sistema no Brasil - com automação das bombas de combustíveis manuais e eletromecânicas e sistema de gestão. Em 2000 entrei na área de Telecomunicações atuando na área técnica/comercial. Faz 5 anos que estou aposentado HACKEANDO MINHA MENTE.


Hartmut Richard Glaser

Hartmut Richard Glaser

Físico formado pelo atual Instituto de Física da USP (1967) e mestre pela Escola Politécnica da USP. Participa da diretoria do LACNIC como tesoureiro e do Conselho de Endereços da Organização de Apoio a Endereços (ASO) da ICANN. É Diretor Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, de 1996 até o presente; Consultor em Projetos de Telecomunicações, Informática e Internet, de 1975 até o presente e Assessor para a área de Eventos em Microeletrônica, Software, TIC, e-GOV, de 1985 até o presente.


Ig Bittencourt

Ig Bittencourt

Pós-Doutor em Computação pela Unicamp, é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas e Co-Diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais. Desde 2011, dedica-se à pesquisa, inovação e empreendedorismo social em Informática na Educação e Ontologias. Ig Bittencourt defende o empreendedorismo social inovador como modelo de desenvolvimento econômico e social necessário para o crescimento sustentável do Brasil. É um dos fundadores da Start-up MeuTutor Soluções Educacionais (ganhadora de prêmios de inovação regionais e nacionais e desenvolve produtos educacionais baseada em ontologias e dados abertos) e um dos criadores da Plataforma JOINT (Java Ontology INtegrated Toolkit, que simplifica o desenvolvimento de aplicações baseadas em ontologias).


Ilton Luiz Barbacena

Ilton Luiz Barbacena

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1980), e em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal de Goiás (1983). Possui especialização em Informática pela UNICAMP-SP (1990), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). É professor titular da carreira do Magistério Federal, atuando nos cursos de graduação e mestrado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, Microcontroladores, Sistemas Embarcados, Processamento de Sinais e Arquitetura Reconfigurável de Hardware.


Isaac Maia

Isaac Maia

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica pela Université Pierre et Marie Curie(Paris 6 - UPMC). Mestrado e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande(UFCG). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus I. Experiência nas áreas de robótica, projeto de microchips digitais, arquitetura de computadores e processamento paralelo


Ítalo Waxman

Ítalo Waxman

Graduado em Design Gráfico, contribuidor Open-Source e especialista em Desenvolvimento de interfaces para web, descobriu durante seus 8 anos de experiência trabalhando com web o poder e prazer de conhecer o código. Atualmente trabalha como UI/Front-end na Alfama Web a 200m do mar e é o Idealizador/Organizador do Rock and Code. Verdadeiro amante dos pixels, preza pelos mínimos detalhes, acabamento impecável nos seus trabalhos e por isso acredita que esse sentimento possa ser compartilhado em prol de uma web mais simples e bonita.


João Azevedo

João Azevedo

Engenheiro Civil, secretário de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba.


João Mário T. Araújo

João Mário T. Araújo

Co-fundador do grupo de desenvolvimento de jogos Mago Cinzento, iniciou sua jornada logo cedo, aos 14 anos de idade como professor de historia em quadrinho, teve como classe básica quadrinista e acumulando classes ao longo de sua jornada, hoje atua como ilustrador. roteirista, animador 2d para jogos digitais, graduado em Design Gráfico, quadrinista, ilustrador e artista conceitual, tem seus pontos de atributo voltados para produção transmídia de alta profundidade.


José Carlos de Oliveira Custódio

José Carlos de Oliveira Custódio

Formado em automação industrial pelo IFPB, mestrado em Engenharia Elétrica pela UFPB, se interessa por robótica desde cedo e com alguns projetos aparecendo em alguns meios de comunicação. Sua área de interesse é a robótica móvel voltada para área de segurança e vigilância remota, onde atualmente desenvolve novos projetos.


José Roberto Ferreira

José Roberto Ferreira

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UNAMA/PA), Pós-graduado em Gerenciamento Web (IESAM/PA), Desenvolvedor Web Especialista em Joomla, Técnico de Suporte aos usuários de TI na Distribuição Ubuntu e LibreOffice, Encarregado da Subseção de Tecnologia da Informação do 1º/5º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Natal. Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/5913977634442677


JOSILENE AIRES MOREIRA

JOSILENE AIRES MOREIRA

É Doutora em Informática (2011) pela Universidade Federal de Pernambuco e docente do Centro de Informática da UFPB, onde atua como pesquisadora na área de Redes de Computadores. Integra o grupo de pesquisa Educação, Diversidade e Inclusão e é colaboradora do NIPAM - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero. Coordena o projeto "Mulheres na Ciência da Computação: Despertando vocações através da difusão do conhecimento" desde 2014, aprovado na chamada pública nacional MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras nº 18/2013, executado durante o ano de 2014 em parceria com a Escola Pública Matheus Augusto de Oliveira do município de João Pessoa.


KAMILA BRITO

KAMILA BRITO

Formada em Administração de Empresas, Coordena a Casa de Cultura Digital do Pará, trabalha a quatro anos com projetos de cultura digital e produção de conteúdo na Amazônia, onde surgiu o projeto Barco Hacker que faz intercâmbio cultural e tecnológico nas ilhas ribeirinhas de Belém.


KELLYANNE ALVES

KELLYANNE ALVES

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em TV Digital pela Pós-Graduação em TV Digital da Universidade Estadual Paulista (2010), estudando na linha de Gestão da Informação e Comunicação para TV Digital. No mestrado desenvolveu o modelo de processo produtivo para a ferramenta de telejornalismo colaborativo JCollab (http://jcollab.lavid.ufpb.br/), implementada pelo Núcleo Lavid com financiamento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Radialismo pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007). Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na UFPB (2009). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa Lavid da UFPB. Desde o ano de 2001, possui experiências de reportagem em jornal impresso, rádio, TV, site e revista especializada, produção de programas interativos para TV digital, pesquisa e desenvolvimento de projetos em mídias digitais, jornalismo e rede social, monitoramento de interatividade e recepção na TV.


Liliane Machado

Liliane Machado

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Modelos de Decisão e Saúde (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Informática (Mestrado) da Universidade Federal da Paraíba. Sua atuação científica principal é na Ciência da Computação, com forte caráter multi e interdisciplinar com vertentes nas áreas de Educação e Saúde, com ênfase em aplicações de Realidade Virtual e serious games para diferentes setores. Possui livro publicado, produtos tecnológicos registrados e diversos artigos científicos publicados. Participa de eventos no exterior e no Brasil, além de sociedades como a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), sendo membro do Conselho de Realidade Virtual desta última. É coordenadora da área de realidade virtual e serious games do LabTEVE (Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística) da UFPB. Suas principais áreas de atuação são: realidade virtual, serious games, avaliação de procedimentos, educação médica, sistemas hápticos e tecnologia educacional. É bolsista de produtividade do CNPq desde 2010. Nos meses entre janeiro e julho de 2013 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Paul Sabatier (Toulouse III) junto ao grupo VORTEX. Desde junho de 2014 é Presidente da Comissão Especial de Realidade Virtual junto à Sociedade Brasileira de Computação.


LINCONL DAVID

LINCONL DAVID

É Graduado e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professor do Centro de Informática da UFPB e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (LAViD). Tem experiência com pesquisa e desenvolvimento de sistemas multimídia e de comunicação de alta performance para o ambiente das aplicações móveis colaborativas e cientes de contexto. É co-autor das especificações do middleware para TV Digital Interativa Ginga e atualmente pesquisa e desenvolve soluções de baixo custo para distribuição de vídeo de altíssima resolução.


Lucas Hartmann

Lucas Hartmann

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), e mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2007, 2013). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em processamento da energia, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de dados, monitoramento remoto, sistemas fotovoltaicos, conversores estáticos e microcontroladores.


LUCÍDIO CABRAL

LUCÍDIO CABRAL

É Professor Associado III do Departamento de Computação Científica do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba. Bacharel  em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará em 1990. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ em 1993. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ em 2001. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) . Coordenador da UFPB Virtual- EAD no período de 2006 a 2011. Como pesquisador atua nas seguintes áreas: Algoritmos e Combinatória, Programação Matemática, Educação a Distância, Metaheurísticas e Computação Paralela e Distribuída.


MADDOG

MADDOG

Diretor Executivo da Linux International, uma associação de usuários de computadores que desejam suportar e promover o sistema operacional GNU/Linux


MADRILENA FEITOSA

MADRILENA FEITOSA

É Mestre em TV Digital pela UNESP (2011). Jornalista da TV UFPB, afiliada TV Brasil, em João Pessoa. Pesquisadora do Núcleo Lavid - UFPB. Assessora de Imprensa do Centro de Informática da UFPB. Coordenou, em 2012 e 2013, na Paraíba, o Projeto Brasil 4D, uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que testou interatividade com 100 famílias de baixa renda de João Pessoa. Organizou livro sobre TV digital, publicado pela Editora Universitária (UFPB). Publicou artigos sobre TV digital em livros, revistas e eventos científicos e técnicos da área. Graduada em Comunicação Social e especialização em Marketing estratégico. Na TV UFPB atuou como repórter do Canal Futura (2007-2008). Repórter, redatora e editora de Cidades do Jornal Correio da PB. Produtora da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo. Assessora de Imprensa do Ibama-PB, Prefeitura de João Pessoa e Assembleia Legislativa da PB.


Marcelo Bechara

Marcelo Bechara

Presidente substituto da ANATEL - Marcelo Bechara De Souza Hobaika, é advogado pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Direito de Tecnologia. Foi Consultor Jurídico do Ministério das Comunicações. É certificado em Direito da Propriedade Intelectual pela World Intellectual Property Organization Academy. É professor e autor de diversos artigos jurídicos publicados e do livro Radiodifusão e TV Digital no Direito Brasileiro e foi procurador-geral da Anatel.


Marcelo Siena

Marcelo Siena

É presidente da RouterBox, um empresa de Sistemas de Automação em Telecomunicações. O RouterBox é um conjunto de softwares baseados em Linux que tem como objetivo disciplinar o acesso de uma rede local à internet, com segurança e economia, operando como gateway automatizado da mesma, disponibilizando os recursos da internet de forma controlada.


MARCOS MAZONI

MARCOS MAZONI

Presidente do SERPRO, patrono de diversas soluções de Software Livre como o Expresso e Demoiselle.


Matheus Figueiredo

Matheus Figueiredo

Atualmente graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet e estagiário no departamento de Tecnologia da Informação, ambos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.


Maximiliano Martinhao

Maximiliano Martinhao

Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações.


Nady Rocha

Nady Rocha

Doutorado em Engenharia Elétrica desde 2010 pela Universidade Federal de Campina Grande. Desde 2011 é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Seus interesses em pesquisa são voltados para as áreas de eletrônica industrial, acionamento de máquinas elétricas e geração eólica. Desde março de 2013 é tutor PET (Programa de Educação Tutorial) do grupo Educação Continuada em Engenharia Elétrica - PET elétrica UFPB.


OLE PETER SMITH

OLE PETER SMITH

Mestre em Engenharia (1990) e PhD em Matemática (1996) , pela Technical University of Denmark. É professor adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás. Desenvolvedor e ativista do movimento do Software Livre


Pablo Laranjeira

Pablo Laranjeira

Um dos magos da Mago Cinzento. É graduado em História, Especialista em Novas Tecnologias Educacionais e Mestre em Comunicação, ambas focadas em Jogos Digitais. Já atuou como pesquisador cientifico nas áreas que abrangem Cibercultura, Realidade Virtual (RV), Mídias Áudio Visuais, Novas Tecnologias e Games. Atualmente detém o poder do Game design e é Consultor pedagógico da Mago Cinzento.


Paulo Henrique de Lima Santana

Paulo Henrique de Lima Santana

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalha com administração de redes e sistemas GNU/Linux em Curitiba. Entusiasta de Software Livre, participa de diversos grupos de atuação como a Comunidade Curitiba Livre. Palestrou em edições do FISL, da Latinoware e da Campus Party Brasil. Coordenou a organização de eventos em Curitiba como o Congresso Nacional dos Estudantes de Computação, o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, o Software Freedom Day, o Education Freedom Day, e o Document Freedom Day. Curador de Software Livre da Campus Party Brasil de 2013 a 2015, e da Campus Party Recife de 2012 a 2015.


PEDRO REZENDE

PEDRO REZENDE

Matemático e Professor no Departamento de Ciência da Computação da UnB. Coordenador do Programa de Extensão em Criptografia e Segurança Computacional da UnB. Conselheiro do Instituto Brasileiro de Política e Direito na Informática.


Percival Henriques

Percival Henriques

Físico e bacharel em Direito. Atualmente é presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID e Conselheiro Titular do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br e Conselheiro do NIC.br.


Reinaldo Ferraz

Reinaldo Ferraz

Especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil. Formado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Trabalha há mais de 12 anos com desenvolvimento web. Coordenador do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web e do Grupo de Trabalho em Acessibilidade na Web e representante do W3C Brasil em plenárias técnicas do W3C.


Renan Martins

Renan Martins

Trabalha como consultor de desenvolvimento de software na ThoughtWorks há 4 anos. Ama o que faz, é pragmático e focado no real valor do software para o negócio. Com mais de seis anos de experiência trabalhando com clientes nacionais e internacionais, atuou na concepção e implementação de diversos projetos, predominantemente para a web.


Rinaldo Vaz

Rinaldo Vaz

https://br.linkedin.com/pub/rinaldo-vaz/33/762/b4


Rodrigo Nejm

Rodrigo Nejm

Diretor de Educação da Safernet Brasil. Psicólogo pela UNESP/Assis-SP, doutorando em Psicologia Social na UFBA, pesquisador do GITS/UFBA e mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo CIAGS/UFBA. Responsável pela criação de materiais educativos, campanhas e formação de multiplicadores para promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil. Coordena o Dia da Internet Segura no Brasil desde sua primeira edição em 2009. É pesquisador na área de psicologia e novas mídias, com foco no empoderamento de crianças e adolescentes para exercício da cidadania digital.


Rodrigo Soares

Rodrigo Soares

É assessor especial do ministério das Comunicações. É bacharel em Direito, foi deputado Estadual na Paraíba.


RODRIGO TROIAN

RODRIGO TROIAN

Pesquisador de tecnologias com poder para inclusão digital, normalmente palestra e executa oficinas voltadas a compartilhar o conhecimento necessário para ativismo e autonomia em rede.


RODRIGO VIEIRA

RODRIGO VIEIRA

Consultor, Analista e Gestor de Tecnologias da Informação e Comunicação. Organizador do ENSOL e colaborador de diversos eventos de TICs e Software Livre no país. Desde janeiro de 2013 é Diretor de Difusão Tecnológica na Secretaria de Ciência e Tecnologia da prefeitura de João Pessoa.


Ronei Moraes

Ronei Moraes

Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1998) e pós-doutorado na Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP (2001). Realizou um segundo pós-doutorado no Institut de Recherche en Informatique (IRIT) da Universidade de Toulouse III - Paul Sabatier, em Toulouse, França (2013). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba. É atuante na área interdisciplinar, nos seguintes temas: métodos estatísticos, análise espacial em saúde, criminalidade, mudanças climáticas; conjuntos nebulosos ("fuzzy sets"); reconhecimento de padrões, inteligência artificial, ensino virtual; educação a distância; "serious games"; realidade virtual e métodos de avaliação de treinamentos baseados em realidade virtual. Publicou mais de 50 artigos em periódicos, 10 capítulos de livro e mais de 200 artigos em congressos científicos. Depositou 4 patentes de produtos tecnológicos no INPI e registrou 14 programas de computador. É membro de Comitês de Programa de diversos congressos nacionais e internacionais nas áreas citadas acima, bem como revisor nos periódicos: Revista Árvore, Advances in Space Research, IEEE Transactions on Fuzzy Systems, Knowledge-Based Systems e Engineering Applications of Artificial Intelligence. Também participa do corpo editorial do Open Virtual Reality Journal.


TATIANA AIRES TAVARES

TATIANA AIRES TAVARES

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Mestre em Sistemas de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Pós-doutora em Interação Humano Computador pela  Universidade do Estado de Nova Iorque - SUNY (2013). É professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua também no Curso de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas.  Como atividades de extensão, trabalha em projetos comunitários e no desenvolvimento de tecnologias criativas para a capacitação, educação e reabilitação. Seus temas de pesquisa são: Interação Humano-Computador, Design de Interação, Experiência do Usuário e Acessibilidade.


Thiago Tavares

Thiago Tavares

Fundador e Presidente da SaferNet Brasil. É mestre pela UFBA e professor de Direito da Informática na Universidade Católica da Bahia. É conselheiro titular do CGI.br e membro do Board do INHOPE, associação internacional com membros em 51 países e sede em Amsterdam/Holanda. Seus trabalhos sobre Direitos Humanos e Governança da Internet já foram apresentados em 31 países, incluindo as oito últimas edições do IGF.


TIAGO MARITAN

TIAGO MARITAN

Graduado e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor do Centro de Informática da UFPB e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (LAVID). Atuou no desenvolvimento do middleware Ginga, adotado como padrão no Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Tem experiência nas áreas de Sistemas Multimídia Distribuídos, TV Digital, Tecnologias Assistivas para Surdos e Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: middleware, tradução automática para LIBRAS, metaheurísticas, dentre outros.


VALÉRIA BARROS

VALÉRIA BARROS

Desenvolvedora, ativista do Software Livre, apaixonada por OpenWeb e voluntária na Mozilla Brasil.


Contato