Alexandre Oliva espera lançar uma semente de “Alfabetização Digital”

Alexandre Oliva: 1984+30 - GNU Contra a Novilíngua

Por Luiza Maria – CPJ/UFPB

Alexandre Oliva, fundador e conselheiro da Fundação Software Livre da América Latina (FSLFA), comentou sobre sua palestra 1984+30 - GNU Contra a Novilíngua, que acontecerá hoje, 28, segundo dia da EXPOTEC, às 17h. Ele pretende falar sobre sua proposta de resgatar a possibilidade de controle tecnológico.

 “Eu percebi que está acontecendo algo muito parecido com o que é descrito no livro 1984, do George Orwell, isto é, a criação de linguagens que impedem as pessoas de formular pensamentos que possam ameaçar a classe dominante na tecnologia”, destacou o palestrante. Alexandre afirmou ainda que atualmente estão sendo promovidos mecanismos que permitem aos usuários controlar os dispositivos que eles usam e isso está fazendo com o que estes sejam voltados contra os próprios usuários.

Na palestra ele descreverá de que forma aconteceu na obra 1984 e traduzirá isso para o mundo tecnológico hoje. “Minha proposta é a possibilidade de programar os computadores para as pessoas em geral. Uma Alfabetização Digital de verdade, ensinando os princípios básicos de programação”, defendeu Alexandre. A principal proposta é tornar as pessoas mais interessadas, ao ponto de elas não quererem mais dispositivos que não tenham essa programação descrita, bem como aumentar a eficiência delas.

A EXPOTEC teve início nesta quarta-feira e irá até sábado, 30. Simultaneamente, além da Feira de Exposições EXPOTEC e o Encontro Estadual de Blogueiros e Ativistas Digitais ocorrerão diversas palestras, painéis temáticos, workshops.


Contato