Expotec abre com apresentação cultural inclusiva

Abertura teve quase mil pessoas

Por Chris Sacramento/CPJ-UFPB

Agora sim! A Expotec está oficialmente aberta. Em solenidade ocorrida no auditório central do Centro de Convenções de João Pessoa, autoridades e personalidades se reuniram em cerimônia ocorrida ontem à tarde. Em pauta propostas de inovação tecnológica que servirão de conteúdo ao longo dos quatro dias de feira. Também foi aberto o 8º Encontro Nacional da Associação nacional para Inclusão Digital (Anid).

Antes do discurso oficial o publico presente no auditório central do evento foi agraciado com um misto de paixão e emoção, uma apresentação de dança promovida por Daniela Caldas, professora da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). ) casal Giovana Guerra e Paulo Mourão, ambos portadores de necessidades especiais e frequentadores da fundação, emocionaram os expectadores.

Na mesa de abertura, estavam presentes: Percival Henrique, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Rodrigo Soares, representante do Ministério das Comunicações, Hartmurt Glasser, secretário executivo do Comitê Gestor da Internet (CGI), Corinto Meff, assessor do Serpro, Cláudio Furtado, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraiba (Fapesq), Alfredo Reis, representante da Internet Sul, e Fabiano Vergane, conselheiro executivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em primeiro momento, com todos de pé, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro.

Em sequência, os membros dispostos à mesa ressaltaram a importância do evento para a região destacando o compromisso de promover, em larga escala, ações que potencializem o avanço tecnológico no país.

Uma das novidades do evento foi apresentada por Hartmrt Glaser. O executivo mostrou propostas detalhadas pelo programa de inclusão digital que tem como proposta a democratização da internet para pessoas que possuem alguma limitação, e  carecem do acesso a informação. “Não é só acesso facilitado para o cadeirante subir em rampas, mas nós realmente podemos dar acesso à Internet às pessoas cegas, surdas,  com alguma limitação, Pois os brasileiros merecem consultar, usar, navegar na Internet”.

Rodrigo Soares, representante do Ministério das Comunicações, destacou a abrangência do evento. “A programação   envolve diversos temas, desde a Internet, liberdade de expressão, reforma e democratização da mídia, a robótica e desenvolvimento, ou seja, é uma programação bastante extensa e representativa”, ressaltou.

A EXPOTEC segue até o sábado, dia 30, com a programação com minicursos, oficinas, palestras, painéis temáticos e exposições dentre outras atividades.

 


Contato