Projetos sociais do Unipê visam sustentabilidade para inclusão digital

Por Sara Gomes CPJ/UFPB

No eixo de Robótica foram apresentados os projetos de pesquisa e extensão: “Apoio a Inclusão Digital” (AID), coordenado por Renato Leite, e Escola de Computação Solidária (ECS), coordenado por Pedro Amorim. Ambos são desenvolvidos pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e promovem a sustentabilidade e a inclusão digital.

O AID é um projeto dinâmico que recicla computadores inutilizados. Em média são entregues 30 novas máquinas ás comunidades carentes por semestre, nesse projeto possui 40 alunos envolvidos. Já a ECS é um curso de introdução à microinformática que funciona há 15 anos, em média 200 alunos por semestre letivo da Unipê, com três meses de duração. Ambos os projetos objetivam oferecer o acesso à informação, como forma de ajudar os jovens na inclusão digital, visando promover ações sustentáveis.

Segundo dado do IBGE 2012, citado pelo palestrante Renato Leite, apenas 50% das residências brasileiras possuem computadores. “Percebe-se que há uma necessidade de inclusão digital no país. É através de projetos inovadores que mudamos a realidade do nosso estado, promovendo a educação, através do investimento na informação”, argumentou.

Quando questionado sobre o destino dos resíduos eletrônicos inutilizados, o coordenador do ECS, Pedro Amorim, respondeu que ambos os projetos se preocupam em direcionar o lixo eletrônico para empresas sustentáveis como a Ecobrás e a Emlur. Essas se preocupam em descartar as peças de maneira segura, visando não degradar o meio ambiente.

Na EXPOBOT foi realizado o DIY Moment, evento de desenvolvimento e criação de robôs a parti do lixo eletrônico.


Contato