Alunos do curso de Computação utilizam o Arsandbox para calcular as diferenças de curvas de nível

Sara Gomes CPJ/UFPB

O Arsandbox é um software de código aberto que calcula os níveis de areia em uma caixa e, com realidade aumentada e interface tangível, cria um mapa topográfico em tempo real. É disponibilizado para estudo e foi demonstrado no estande da EXPOTEC do curso de Ciências da Computação, da Universidade Federal da Paraíba.

Esse software é reproduzido através de um Kinect (sensor de movimento) que tem uma câmera infravermelho para reconhecer a diferença de altura da areia. Essas informações são enviadas para um programa que recalcula qualquer alteração nas curvas de nível e cria um mapa topográfico em tempo real.

No entanto, essa ferramenta foi utilizada para a disciplina Tópicos Especiais em Interação Homem Máquina (IHM), ministrada por Tatiana Aires Tavares, professora e vice- coordenadora do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid).

O objetivo desse projeto foi entender melhor como funciona a interação entre os projetos e aplicações que os alunos do curso desenvolvem para o público. “Observamos o resultado que o projeto provoca em crianças e adultos, como forma de avaliar o feedback do que está sendo desenvolvido, com um aprendizado lúdico”,explicou a professora da disciplina.

As aplicações do programa Arsandbox pode servir nos cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, pois é possível avaliar a qualidade do terreno através da retroprojeção das medidas de um prédio hipotético em determinado terreno.


Contato