Cynara Menezes e Altamiro Borges discutiram a imprensa brasileira e o futuro do jornalismo em debate da Expotec

Os jornalistas Altamiro Borges e Cyanara Menezes debateram sobre o panorama atual da imprensa brasileira e os caminhos para um jornalismo livre e colaborativo

Por Sandro Alves de França

O atual panorama da imprensa brasileira e seus veículos e canais de produção de conteúdo foi o foco de debate realizado na Expotec, que contou com a presença dos jornalistas Altamiro Borges, Coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Cynara Menezes, autora do blog Socialista Morena.

Na ocasião os convidados falaram sobre o papel da imprensa alternativa ante o discurso hegemônico da grande mídia, do ativismo na web, democracia, conjuntura política, cidadania e novos canais de comunicação através da internet.

Altamiro Borges fez um balanço sobre a formação política e cultural dos países latino-americanos e o papel da imprensa nesse processo. “No Brasil, estamos na vanguarda do atraso em relação a política de comunicação”, avaliou ele.

Em relação a pauta do marco regulatório das comunicações, bandeira histórica da esquerda, Altamiro fez uma análise de conjuntura do momento atual. “É o melhor momento para fazer o debate da reforma da comunicação, mas o pior em termos de correlação de forças”, ponderou se referindo ao forte lobby das grandes empresas midiáticas e a crescente onda de conservadorismo político e cultural.

Cynara Menezes trouxe sua palestra “Do Jornal ao Journal” para contextualizar a origem do jornalismo, que começou com relatos de diários publicizados, com o quadro atual de produção e veiculação de conteúdo jornalístico através do blog – em inglês a palavra journal remete a diário, publicação autoral e rotineira.

Autora de um dos blogs independentes mais acessados do país, o Socialista Morena, cuja página de face tem mais de 150 mil seguidores, Cynara se disse intrigada com a visão deturpada que se tem no Brasil das pequenas e médias publicações de esquerda. “No mundo inteiro existem jornais e pequenos jornais de esquerda. Acho um contrassenso haver estranhamento quanto a existência deles no Brasil”, ressaltou ela.

Após ter trabalhado nos principais jornais e revistas brasileiros, Cynara resolveu se lançar numa empreitada ousada: viver exclusivamente de sua atividade no Socialista Morena. Para isso ela aderiu a proposta do jornalismo colaborativo, na qual os leitores assinam o blog espontaneamente pagando anualmente um pequeno valor, sem que haja restrição de conteúdo. A colaboração é livre e garante que o blog siga existindo.

Sobre essa experiência Cynara se disse otimista e acreditar que essa é uma tendência para a existência de um jornalismo alternativo, autônomo e livre. “Acho que irão crescer os blogs e sites alternativos financiados pelos leitores. São modelos cooperativos de jornalismo. Você assina porque quer que aquilo (o blog) continue. Temos interesse que a informação circule, construímos uma rede de informação com os leitores”, defendeu ela.        


Contato