Desenvolvedor do “Globoesporte.com”, Rômulo Jales explica o processo de criação do portal no último dia da Expotec 2015

         Por Vitor Feitosa – CPJ/UFPB

Como construir o maior portal esportivo da América Latina, em termos de audiência, de forma que consiga comportar todos os usuários? – Essa e outras questões foram esclarecidas pelo pernambucano Rômulo Jales, desenvolvedor do site “Globoesporte.com”, que trabalha na sede do portal no Rio de Janeiro desde 2010.

Rômulo conta que a composição do portal precisa de alguns aspectos técnicos, como banco de dados, sistema operacional, redes, teorias da comunicação e a engenharia de software. Além disso, cita um elemento chamado “construção de plataforma”, que faz com que os outros sites pertencentes à Globo, a exemplo do “SporTV” e o do “Combate”, pertençam ao mesmo sistema.

A linha visual do site (ponto fundamental para chamar a atenção dos internautas), de acordo com o palestrante, é de responsabilidade de uma equipe própria do site, composta por designers e arquitetos que a desenvolvem. “A gente está sempre evoluindo, sempre há um trabalho artístico, de uma equipe necessária para o andamento do portal”, completou.

O “Globoesporte.com” segue necessariamente as recomendações dos superiores, obedecendo a algumas exigências, para que possa atender às demandas do grupo. Nesse sentido, todo esse processo ocorre de forma que mantenha o padrão de qualidade cumprido em todos os outros seguimentos, reconhecido nacionalmente como padrão Globo de produções. Esse tipo de conduta tem por objetivo tornar o site ainda melhor e sustentá-lo na posição que alcançou já há algum tempo, atingindo feitos como o que conseguiu no jogo entre Argentina x Holanda (Copa do Mundo 2014), em que obteve 880 mil acessos simultâneos, o maior até agora.

Um dos espectadores presentes na palestra, Eudes, professor de matemática e estudante de análise de sistemas, disse que, embora ainda não seja da área, se interessou bastante pelo tema e que planeja trabalhar com algo parecido. Mesmo com certo receio de trabalhar em uma empresa tão grande quando a Globo, ele completa: “O Rômulo falou que todos são pilares, todos se ajudam. Depois disso, eu fiquei bem mais tranquilo e talvez eu siga essa carreira agora".


Contato