Em workshop, Jon “Maddog” Hall fala sobre o empreendedorismo no Projeto Cauã

“Maddog”é diretor executivo da Linux Internacional

Por Gabriela Gullich e Vitor Feitosa - CPJ/UFPB
 

A pirataria moderna geralmente afeta mais os provedores de serviços ou de materiais do que os usuários finais. Entretanto, Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux Internacional, convidado especial da Expotec 2015, defende que a cópia ilegal de softwares prejudica principalmente o utilizador a quem se destina o produto.

Jon Hall traz para a feira as ideias de sua inovadora iniciativa, o “Projeto Cauã”, do qual ele é presidente e ativista. O Projeto consiste em um auxílio para aqueles estudantes que pretendem montar um pequeno negócio voltado à assistência técnica, buscando ajudar a criar milhões de empregos empresariais, começando por áreas urbanas no Brasil. Para introduzi-lo em um workshop realizado no 3º dia do evento, Maddog iniciou fazendo algumas perguntas para os ouvintes: “Quantos de vocês estudam e trabalham?”, “Quem de vocês precisam melhorar a situação financeira?”.

Essas questões foram formuladas para fazer com que os participantes comecem a pensar na possibilidade de usar suas habilidades como meio de subsistência. Além de servir como uma axílio para o universitário, o Projeto também busca criar um ambiente mais amigável, com tecnologias de manuseamento mais simples e melhorias na área urbana (como Wi-Fi livre).

Esses serviços oferecidos pelos empreendedores – alunos que resolverem seguir o Projeto Cauã-, serão relacionados à instalação de programas, remoção de vírus ou até mesmo ensinar o cliente a utilizar o sistema. “As pessoas que vocês vão ajudar não entendem de computador. Elas entendem do trabalho delas, e o trabalho delas requer o uso de computadores. Por causa disso, elas precisam de assessoria”, explica Maddog.

Por que universitários?

Mas por que escolher estudantes universitários para o trabalho? Ele cita três motivos principais: 1) O Programa oferece uma agenda flexível, pois o estudante pode fazer seu próprio horário (dividir o tempo entre os estudos e a assessoria); 2) Por estudarem, acabam não conseguindo um emprego fixo e não possuem condições de arcar com os custos; 3) Muitos estudantes já realizam essa assessoria, porém de maneira informal.

Dessa maneira, além de buscar estudantes para iniciarem negócios junto a eles, o Projeto Cauã ainda tem mais objetivos. Criar milhões de empregos, não apenas na América Latina, mas mundialmente, fazer com que os computadores se tornem mais fáceis de usar e utilizar financiamentos privados de forma sustentável, entre outros.

Software Livre

Como propagador do Movimento do Software Livre em todo o mundo, Jon é adepto de softwares que permitem adaptações e modificações. Nesse sentido, citou a diferença, na sua concepção, entre usuários de Windows e usuários de Linux. Para ele, os de Linux mudam o ambiente à sua volta, enquanto os de Windows deixam que permaneça o mesmo.

Um dos ouvintes que participaram do workshop ministrado por Maddog, Abdala Cerqueira, programador brasiliense residente em João Pessoa, não conhecia o tema, mas disse achar a iniciativa do Projeto algo fantástico. “É interessante porque se o universitário começa a ter essa visão empreendedora ainda na universidade, vai ser incrível. Eu tenho certeza que ele vai se formar e vai ser um profissional diferenciado daqueles que não tem esse tipo de visão, e de quem não vivenciou isso, esse relacionamento com o mercado, e até mesmo a responsabilidade de ter sua empresa e cumprir um contrato.”

Trabalhando com tecnologia há mais de 10 anos, Abdala concorda com as palavras de Jon, pois não é todo mundo que domina informática, e confirma que, pra quem entende, é muito mais fácil dar o suporte e orientar os empresários, de forma que eles realizem ações que façam render dinheiro. “Realmente é bem mais tranquilo pra quem entende de tecnologia dar um auxílio, uma vez que os negócios estão presentes em nossa vida o tempo inteiro. A tecnologia no futuro pode também estar presente o tempo inteiro, mas não é o caso agora”, completou.

Palestra de encerramento da EXPOTEC

Jon “Maddog” Hall ministra a palestra de encerramento da Expotec 2015, no dia 30. Nela, o americano vai falar mais a respeito da essência do Projeto Cauã junto ao empreendedorismo, e também de sua relação com o Movimento do Software Livre e o ativismo digital.


Contato