Jogo “Contos de Ifá”, apresentado na Expotec, mescla cultura, entretenimento e tecnologia

Participante experimenta o jogo “Contos de Ifá” durante terceiro dia da Expotec

Por Gabriela Güllich - CPJ/UFPB

Ricardo Ruiz, Jessica Evelyn, Ricardo Brasileiro e Paulo Barbosa são os idealizadores do jogo Contos de Ifá, um jogo educacional voltado para a mitologia afro-brasileira. “A ideia do jogo surgiu já tem uns quatro anos. A gente já tinha um laboratório funcionando no nosso terreiro, e resolveu fazer uma atividade bacana pra chamar mais atenção dos jovens, aí escolhemos o conteúdo de jogos”, diz Ruiz.

O nome do game vem de uma série de estórias contadas pela mãe-de-santo Beth de Oxum, do terreiro Ilê Axé Oxum Karê. Existe uma fase para cada Orixá. Durante a apresentação, os palestrantes convidaram um dos ouvintes para jogar a primeira fase: a fase de Exu.

 É nesse momento que a cultura se encontra com a tecnologia. Nessa fase, o jogador deve recolher 16 côcos e caso recolha um ovo por engano, perde dois côcos. “O ovo é a quizila de Exu, por isso o competidor não pode recolhê-lo. Quizila é antipatia, repulsão”, explica o idealizador Ricardo Ruiz. O jogo está disponível no site contosdeifa.com e é gratuito. 


Contato