EXPOBOT inicia suas competições com futebol de robôs

Por Gabriel Costa – CPJ/UFPB

A competição começou com o pé direito e ainda promete bastante para os próximos dias. Dois competidores da Paraíba se enfrentaram na arena EXPOBOT na abertura do torneio. O Instituto Federal e a Universidade Federal do estado apresentaram seus robôs para disputar a melhor colocação no futebol de robôs. Os estudantes do IFPB que participam do GREL (Grupo Educacional de Robótica Livre) levaram ao campo o robô desenvolvido por eles adaptado para a categoria – que no ano passado foi à competição MERCURY nos Estados Unidos – e ganharam com larga vantagem dos estudantes de Engenharia Elétrica da UFPB.

O líder da equipe do IFPB, Manassés Mikaell, falou da iniciativa de criar o projeto de extensão, que tem a intenção de criar robótica tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade. Manassés expôs o protótipo readaptado para a competição, de salvamento e resgate – chamado carinhosamente de “taturana” – que mesmo em miniatura, é um ensaio para um robô utilitário para as forças auxiliares: policiais e bombeiros. O robô “taturana” pode ser comandado remotamente por controle ou à distância maior pela internet, servindo para desarmar bombas ou entrar em ambientes desfavoráveis para o homem.

Outro participante da EXPOBOT vem da Escola Estadual Dr. Antônio Batista Santiago em Itabaiana. Renato Garcia falou da experiência autodidática com a robótica e o desenvolvimento de protótipos automatizados, já que a escola fornece o material mas não tem um profissional para ministrar aula. “Nós aprendemos com muita determinação, usando os meios que tínhamos que era a internet e em eventos como a RoboCup e a OBR”, apontou o estudante. Sobre a necessidade do professor, ele frisou que conseguiriam fazer protótipos melhores e traria ainda mais interesse dos estudantes para a área.

Os torneios acontecerão na arena EXPOBOT no pavilhão do Centro de Convenções – o mesmo local onde está ocorrendo a Feira de Exposições. Entre as categorias, estão: Futebol Junior, Corrida, Tapa Buraco, Rescue e DIY Moment. Os participantes têm idade mínima de 12 anos e os melhores colocados de cada categoria receberão prêmios de 1 mil a 3 mil reais.


Contato