Facilidade do acesso ao conteúdo audiovisual é tema em palestra

Guido Lemos, Coordenador do Lavid

Chris Sacramento/CPJ-UFPB

Repercutir e formular compreensões perante a atual fase dos processos referentes aos campos de compilação digital no cenário brasileiro foram as propostas da palestra “O futuro do audiovisual na ótica do LAVID”. As contraposições entre o universo analógico e o digital, dos custos para o armazenamento à pesquisas em vídeo deram o tom do debate ministrado pelo professor e coordenador do Laboratório de Vídeo (LAVID), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Guido Lemos, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 28, no auditório central da EXPOTEC.

O LAVID é um projeto integrado ao departamento de informática (DI) da Universidade, e tem como objetivo desenvolver estratégias de conexão pautadas em processos que possam otimizar a produção direcionada à área de vídeo digital. O cinema também foi instrumento para a apresentação: o professor ressaltou a compreensão de que “o vídeo deixou de ser uma unidade”, estimulando a perspectiva de reflexão que tem como base a análise da situação regional às produções em vídeo digital.

Questionado sobre as perspectivas que promovam o avanço do audiovisual na Paraíba, o professor comentou que a intenção é promover uma maior disseminação das salas de cinema a um baixo custo, possibilitando o acesso de pessoas que nunca tiveram o oportunidade de conhecer o exercício cinematográfico. “A nossa parte é desenvolver a tecnologia, dentro do que se pode fazer em uma universidade”, salientando que também se faz necessário realizar, para tal, parcerias com setores públicos e privados.

Sobre o evento, Guido reafirma a amplitude de sua realização: “pelo porte, você já vê o impacto. É importante esse tipo de feira para o estimulo de quem está na escola, tomando decisões a respeito de seu futuro”.

A EXPOTEC segue com suas atividades, apresentando ao público múltiplas opções de palestras, oficinas e maratonas de desenvolvimento perante os setores da tecnologia.


Contato