Mini-curso sobre Linux discutiu a importância do sistema operacional

David Jourdain, Membro fundador da The Document Foundation – TDF

Elisa Damante – CPJ/UFPB

                Membro fundador da The Document Foundation – TDF e moderador das listas da TDF em língua portuguesa, David Jourdain palestrou na EXPOTEC um mini-curso sobre manipulação de Kernel Linux, área onde ele atua e desenvolve pesquisas há mais de 12 anos. O Kernel Linux é o núcleo do sistema operacional GNU/Linux. “Aprender a manipular o código e alterá-lo internamente é de extrema importância para gerar uma versão personalizada para atender o computador da melhor forma possível”, destacou Jourdain sobre a funcionalidade do sistema.

Segundo ele, o conhecimento sobre a manipulação do núcleo, difundido nos grandes eventos do mundo é de extrema importância para profissionais com interesse na área. “Diversas empresas que trabalham com sistema embarcado, em muitos casos estão utilizando sistemas equivalentes ao Linux. Então quanto mais você entende como o sistema operacional funciona por dentro, melhor o profissional vai conseguir atuar em empresas como esta de grande porte”, explica.

 A EXPOTEC promove além de mini-cursos, palestras, campeonatos e maratonas com nomes de referência nas respectivas áreas. As atividades seguem simultaneamente no Centro de Convenções em João Pessoa até o sábado, dia 30. 


Contato