Engenheiro de software da Globo.com discute linguagem SVG

Hélio Correia, engenheiro de software da Globo.com

Gabriel Costa – CPJ/UFPB

O engenheiro de software da Globo.com, Hélio Correia, palestrou no salão de Desenvolvimento da EXPOTEC 2015 sobre a sobre a linguagem de gráficos vetoriais, o SVG. A abreviatura de Scalable Vector Graphics é uma linguagem para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, na forma estática, dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais é que não perdem qualidade ao serem ampliados.

Ele explicou sobre a construção de imagens e animações, e apresentou ferramentas para facilitar a manipulação dos arquivos SVG, a exemplo do Snap e do Illustrator, enquanto esclarecida dúvidas dos ouvintes. No Brasil a linguagem é pouco explorada por falta de interesse das empresas que trabalham com desenvolvimento web.

"Os investimentos foram muito fortes na tecnologia do FlashPlayer, com treinamentos e compra de softwares especializados. Havia um tipo de imposição para que o usuário instalasse o plugin FlashPlayer, e sempre o mantivesse atualizado, para que fosse possível visualizar as animações e interações com riqueza de efeitos visuais. Com o SVG isso mudou. A curva de aprendizado do SVG representaria impacto na receita a curto prazo. Hoje, quem mudou, está colhendo os frutos de trabalhar numa plataforma aberta, acessível, suportada por diversos navegadores, e que não impõe restrições aos seus usuários", explicou o desenvolvedor.

Além disso, os dispositivos móveis com acesso à internet se popularizaram no mundo  e muitos deles não são compatíveis com o Flash, sendo o SVG a melhor saída.

Entre os ouvintes da palestra, estava o estudante Ícaro Magalhães, do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal da Paraíba. Ele também desenvolve o programa “VLIBRAS” financiado pelo Governo Federal e governos estaduais. “No curso nós aprendemos toda a parte da construção do software, mas fica devendo a parte gráfica. Esta palestra me apresentou o SVG que pode ser útil no nosso projeto”, frisou.


Contato