Filosofia por trás do Software Livre foi destaque do segundo dia da Expotec

Por Vitor Feitosa – CPJ/UFPB

“O Software Livre - muito além do que se pode imaginar” – esse foi o tema da palestra de Alessandro Feitoza, no segundo dia da Expotec 2015. O palestrante atua como desenvolvedor e, junto com outras pessoas, é o criador do PHP com Rapadura, um grupo de desenvolvedores do Ceará que se interessam pela linguagem PHP, que é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada, e especialmente adequada para o desenvolvimento web e que pode ser embutida dentro do HTML.

Alessandro introduziu o debate conceituando o Movimento do Software Livre e discutiu assuntos como o ativismo digital, definido por ele como sendo ações para tentar “evangelizar as pessoas” com o compartilhamento de informações livres, visando oferecer a outras pessoas a oportunidade de compartilhar e receber compartilhamentos de software. Além disso, ele buscou separar os ativistas do Movimento daqueles que são somente usuários do sistema operacional Linux e de outros softwares.

O tema em debate é de interesse de pessoas que trabalham em variadas áreas. O gestor de Tecnologia de Informação, Alberto, pernambucano de 33 anos, conta um pouco da relevância do ativismo digital relacionado ao Software Livre para seu dia a dia. “Isso é meu ganha-pão. Na verdade, meu interesse é saber das atualidades na parte de Software Livre, além de verificar como é que está o andamento dessa questão nas comunidades”, completou. 


Contato