Em palestra, Silas Limeira aborda o Android Wear e as tecnologias vestíveis

Silas Limeira

Por Josenilson Silva – CPJ/UFPB

 

Atraindo um grande número de participantes, a sala de desenvolvimento continua abrigando encontros com foco no Android. Desta vez, a discussão é sobre a tecnologia dos wearables (vestíveis), que vão muito além da funcionalidade digital e influenciam setores como moda e saúde, transformando a vida dos usuários em diversos aspectos.

Silas Limeira destaca a importância desses aparelhos na manutenção do bem estar das pessoas. “Apesar dos aplicativos específicos ainda serem poucos – com exceção dos populares e de algumas grandes empresas -, várias empresas já investem na área da saúde e procuram maneiras de promover a expansão das utilidades dessa tecnologia relativamente nova”, afirmou ele.

Silas é estudante de Engenharia da Computação da UFPB, ganhador do Space Apps Challenge (Nasa), Chrome Apps Challenge e Startup Jam, todos em 2013. Ele atualmente participa de um projeto, o Annuit Walk que visa facilitar a vida de deficiente visuais através do uso dos wearables.

Além disso, o palestrante vê as tendências do setor se direcionando para a “Internet das coisas”, que consiste na interação prática e simples entre vários objetos do cotidiano como o carro, a Smart TV, o computador e principalmente o Smartphone, já que o Android Wear funciona como uma extensão do celular que comporta o SO da Google.

Algumas pessoas, como no caso de Eduardo Santos, não consideram vantajoso adquirir o produto agora. “Ainda é uma tecnologia cara no Brasil e o país não oferece uma Internet satisfatória, o que é crucial para usufruir todos os atributos do produto”, enfatizou o ouvinte, que é aluno da UFPB. Contudo, para Silas, “esse não chega a ser um empecilho, porque a questão da Internet no país vem melhorando gradualmente, mas também é preciso analisar o quão útil o dispositivo será para você”, acrescenta ele.


Contato