Debate com especialistas e ativistas discute a regulação da mídia

Danilo Monteiro CPJ/UFPB

O debate sobre a regulamentação da mídia gera muita controvérsia: os críticos mais ferrenhos acusam seus defensores de promoverem uma nova forma de censura. No intuito de lançar luz a esse debate, a EXPOTEC reuniu diversos especialistas da área em uma mesa redonda com mediação do presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques.

O primeiro a falar foi o argentino Sérgio Salinas, presidente da Federação Latino-americana de Usuários da Internet, que compartilhou as experiências realizadas em seu país de origem. Sérgio foi um dos formuladores da Ley dos Medios (Lei dos Meios), na Argentina, que criou o marco regulatório da comunicação no país. Em seguida, Lidyane Ponciano, atual coordenadora-geral do Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, fez um resgate histórico sobre as lutas dos órgãos midiáticos.

Arimatéia França, secretário de comunicação da CUT Paraíba, destacou a importância do marco civil na internet como ponto de convergência para a criação da lei, mas que se precisa uma evolução no pensamento sobre as mídias. “A boa televisão é mais que uma necessidade, é um direito do cidadão”, afirmou.

Conceição Oliveira, do blog Maria Frô, deu seu parecer sobre a importância dessa discussão. “A grande questão é transformar as pessoas em críticas, fazer com que elas se emponderem como cidadãs, defendendo o que é importante para o interesse da nação, do que é importante para todo mundo”, refletiu a blogueira.


Contato