Saiba como ser feliz através de hábitos saudáveis

Foto: Natally Domingos/Assessoria Expotec

Na palestra intitulada "Alongamento, aquecimento e suas relações com as práticas corporais", a estudante Rayanne Cavalcante Oliveira trouxe conceitos, exemplos, benefícios e mostrou a importância de se realizar aquecimento, alongamento antes de se exercitar, e fez, ainda, um paralelo entre medicamentos e anabolizantes.

O ponto mais alarmante de sua pesquisa foi o percentual de 58% para a quantidade de jovens matriculados e que frequentam o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus de Nova Cruz (IFRN-NC) que já fizeram ou fazem uso de produtos que, teoricamente, melhoram o rendimento do corpo ao realizar exercícios. Para a palestrante, esse é um dado preocupante, porque, na maioria das vezes, tais substâncias são consumidas sem orientação médica, no caso dos medicamentos. Sobre os anabolizantes, ela diz que “as pessoas não sabem que nem todo anabolizante melhora, de fato, o desempenho nas atividades físicas, pelo contrário, eles podem interferir drasticamente no corpo e, principalmente, nos hormônios”.

O trabalho de Rayanne foi realizado dentro do IFRN–NC, posto que dispõe de quadras para a prática de esportes, tendo em vista que os estudantes têm acesso às atividades físicas nesse mesmo local. Como conclusão, ela deu dicas para a vida: beba água, coma bem, realize alongamento e aquecimento, durma bem, pratique exercícios, independentemente da idade, e, se possível, em contato com a natureza, não utilize medicamentos sem orientação de um profissional especializado e, por último, mas não menos importante, seja feliz.

Rayanne Cavalcante Oliveira tem 18 anos e é discente do IFRN – NC. Ela cursa, de maneira integrada, os Ensinos Médio e Técnico em Informática, curso pelo qual nutre grande afeição, mas assume ser sinceramente apaixonada pela área de saúde e afirma que pretende seguir esse caminho.

Rebeca Neto/Assessoria Expotec

 


Contato