Big Data permite realização de estimativas até na área esportiva

Ricardo Roberto de Lima ressalta que o Big Data deveria ser mais divulgado entre as pessoas

Danilo Monteiro – CPJ/UFPB

Big Data é um termo usual entre os desenvolvedores de software, mas pouco ouvido pela população em geral. Traduzindo para o uso cotidiano, o Big Data permite fazer estimativas de hábitos cotidianos e comportamento das pessoas. É possível saber a quantidade de pessoas que circulam em determinado local em um dia de sol, e qual o comportamento desse público neste mesmo lugar, quando chove. O tema está sendo tratado em palestras na EXPOTEC 2015.

Em linguagem mais rebuscada, trata-se de uma técnica que utiliza algoritmos e outros recursos computacionais que permitem unir os dados estruturados e os não-estruturados, gerando um volume significativo de dados em uma maior velocidade, que podem ser aplicadas nas mais diversas áreas. Ricardo Roberto de Lima, palestrante e especialista no assunto, dissertou sobre a importância do assunto na área de tecnologia e desenvolvimento local durante a palestra “Aplicação de Estratégia de Bussiness Inteligence e Big Data para Governos e Sociedade”.

Na visão de Ricardo, essa tecnologia otimiza o funcionamento dos serviços públicos nas empresas, além de agregar valor ao negócio. Ele salientou, porém, que isso não significa que ela deve ser utilizada apenas por empresas do âmbito privado: “Algumas empresas públicas locais, como a Energisa, utilizam técnicas de Big Data no intuito de melhorar seus serviços”.

O palestrante também citou outras aplicações da Big Data utilizadas em outras áreas. Na área esportiva, durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014, foi criado um algoritmo capaz de mensurar o pensamento do torcedor brasileiro cruzando dados estruturados e conteúdo das redes sociais. Em nível mundial, Ricardo citou o caso bem-sucedido de Singapura na questão da mobilidade urbana.

Sobre a palestra, o ouvinte Marcílio Lima Costa ressaltou: “eu achei extremamente importante, pois traz um conceito novo que, para quem vive no mundo da tecnologia operacional, acaba passando despercebida a importância dessa tecnologia”. O próprio palestrante acrescentou ao final do evento: “Uma palestra como essa é muito esclarecedora nesse sentido, pois explica o potencial dessas tecnologias, o que você pode fazer com elas e que poucas pessoas conhecem”.


Contato