Alunos da rede estadual driblam dificuldades para vir à Expotec

Por Jadson Falcão e Josenilson Silva – CPJ/UFPB

Renato e Natã, estudantes do ensino médio da cidade de Itabaiana, no interior da Paraíba, ultrapassaram diversas barreiras para alcançar um objetivo: participar do maior evento de tecnologia do nordeste, a EXPOTEC.

Os adolescentes frequentam a rede estadual, cuja grade de ensino não inclui o estudo da robótica. Contudo, eles foram além das limitações da escola para atingir o seu objetivo. “No meu colégio não tinha robótica até o ano passado, mas eu consegui trazê-la; infelizmente os professores ainda não foram capacitados para lecionar a disciplina, por isso, tive que aprender por minha conta” diz Renato Garcia, que tem 17 anos, e é o principal responsável pela formação da equipe “Animatrix”.

Entretanto, para dar continuidade ao projeto, os alunos necessitavam de auxílio financeiro, que veio dos pais e professores e foi crucial para que eles chegassem à Expotec. Quanto aos kits –de robótica-, Renato contou com o apoio do professor Ilton Bandeira que o ajudou a entrar em contato com o Secretário de Educação do Estado, Alécio Trindade, este também contribui com os vouchers para o encontro tecnológico.

O segundo membro da equipe, Natã Barbosa afirma: “já tinha vontade de aprender, mas não tive a oportunidade na minha escola. Renato tinha conhecimento desse interesse e foi o responsável pelo meu contato inicial com esse ramo”. Essa abordagem aconteceu antes da edição 2014 da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), da qual eles participaram, juntamente com outros colegas e obtiveram a 24ª posição no ranking estadual.

Os estudantes enfatizaram a importância da competição no processo de aprendizagem e da troca de experiências e estratégias com outros participantes. E neste ano, eles irão participar da 9ª edição do evento e, esperam obter um melhor desempenho.


Contato