Cultura POP

Cybercultura e outras manifestações da cultura pop caminham juntas na Expotec. Um espaço destinado para o encontro de diversos universos artísticos e tecnológicos, reunindo a cultura de massa, onde o povo produz e participa de forma ativa. Nessa trilha, teremos desde oficinas com cosmakes, maquiagens e interpretação para preparação de Cosplayers, concurso e desfiles, até os mais tecnológicos jogos online e os memoráveis fliperamas.

EDUCAÇÃO

As instituições de ensino, os professores e alunos terão a oportunidade de apresentar o que estão desenvolvendo para promover a construção/utilização de tecnologias. Teremos apresentação de trabalhos, realização de workshops, minicursos, seminários e muito mais! A Educação será pensada e discutida aliada às tecnologias, do ponto de vista das inovações ou possibilidades de aperfeiçoar o aprendizado, como ela pode ser ainda mais eficaz no processo de desenvolvimento do indivíduo.

INCLUSÃO DIGITAL

É um espaço onde empresas de base tecnológica, instituições de ensino, órgãos governamentais e provedores de internet estarão debatendo a democratização do acesso à rede e ao conhecimento, estimulando a inovação, os processos criativos e a produção de conteúdos nacionais no ambiente da economia digital.

ROBÓTICA

Neste ano a trilha de Robótica da EXPOTEC irá interagir com a Robótica 2018, que reúne competições e congresso científico no campo da robótica.

A tradicional competição de robótica da EXPOTEC, a EXPOBOT, não será realizada. As competições de robótica serão as finais da 12º OBR.

Palestras e oficinas irão acontecer normalmente no Congresso EXPOTEC. Se você tem interesse em assistir às palestras ou submeter trabalhos na área de robótica, selecione o eixo ou submeta seu trabalho normalmente pelo site da EXPOTEC. A participação no Congresso EXPOTEC é gratuita.

Se for um competidor, visite o site da OBR e veja como participar aqui.

Todos esses eventos serão realizados em paralelo, entre 6 e 10 de novembro de 2018, no Centro de Convenções da Paraíba.


 

 

SEGURANÇA

Segurança da Informação está no hype do momento. A sociedade precisa estar mais engajada nos perigos da conectividade descontrolada. O eixo passa por proteção de dados, privacidade na rede, gestão da informação, padrões adotados, frameworks, desenvolvimento seguro, DevSecOps, Engenharia Social dentre outros temas ligados à necessidade de manutenção da informação.

SOFTWARE LIVRE

Este é o eixo que representa a liberdade tecnológica: usar o código para qualquer finalidade, aprender com o código, modificar o código e redistribuir livremente. Essas são as liberdades essenciais do Software Livre. Neste espaço se encontram os desenvolvedores, os educadores, os evangelizadores e filósofos. Todas as comunidades, todos os pensamentos libertários e muita, mas muita "nerdice". Venha aprender e ensinar, colaborar na construção de um mundo melhor e mais livre!

STARTUP

É um evento que objetiva reunir estudantes, empreendedores e investidores para discutir, criar e apresentar negócios inovadores com base tecnológica que possam impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste do Brasil.

DESCRIÇÃO:
Encontrar um problema que vale a pena resolver e construir uma solução para isso, é o desafio que toda startup quer vencer. Não há segredos, é preciso ação. Por isso, a trilha ‘Startup’ quer apresentar casos de sucesso, promover workshops, realizar pitchs e uma hackaton capaz de surpreender com soluções inovadoras e de alto impacto social.

WEB

As tecnologias da web seguem em ascensão e serão tema de exposições e discussões atualizadas envolvendo tópicos como pesquisa e desenvolvimento aplicados , ferramentas de busca e de estruturação de dados, do comércio eletrônico, integração dos motores de busca e redes sociais e necessidades específicas de empresas.

Realização

Instituições parceiras que apoiam o evento