Alimentos doados e distribuídos

A equipe da coordenação da EXPOTEC 2018 realiza hoje duas entregas de alimentos doados pelos participantes nos dias do evento. As instituições para idosos Lar da Providência Carneiro da Cunha e a Vila Vicentina Júlia Freire foram beneficiadas. Amanhã será feita a entrega de mais um lote de alimentos para outra instituição.

No Lar da Providência vivem 120 idosos. A instituição conta com uma contribuição variável de cada hóspede, o que, segundo a diretora, irmã Rosário, não é o suficiente para cobrir todas as despesas de manutenção, o que inclui o cuidado especial a cada idoso, limpeza do ambiente, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas, além de reformas e cuidados nos prédios. “Precisamos fazer campanhas e eventos constantemente para complementar as necessidades”, informa irmã Rosário.

No Vila Vicentina, 67 idosos convivem com estudantes universitários que executam ações constantes de estágios e trazem animação para o ambiente. O presidente, José de Arimatéia Ribeiro Diniz, demonstra-se satisfeito ao receber os alimentos entregues: “No período de final de ano temos um aumento nas doações, o que nos traz um fôlego extra até, mais ou menos, a Semana Santa! Mas no segundo semestre o cinto aperta e precisamos aumentar nossas campanhas para ampliar os recursos necessários para dar a esses idosos a atenção que eles merecem.”

 

 

O Vila Vicentina é um abrigo pertencente à Sociedade de são Vicente de Paulo, a qual mantém 573 abrigos no Brasil, o que representa 26% dos abrigos para idosos do país. “Mas a nossa maior obra é junto às famílias, através de visitas e diálogos pelos quais buscamos conscientizar a família a cuidar bem dos seus idosos”, esclarece José de Arimatéia.

Ambos os abrigos recebem solicitações de familiares para a recepção dos idosos; os casos são avaliados individualmente. Alguns candidatos são encaminhados pelo Ministério Público e há os que chegam por vontade própria, tendo o lar de idosos como uma escolha para viver tranquilamente, com a assistência necessária. Somando as duas instituições, conforme informação dos responsáveis, há uma fila de espera de quase 500 idosos, aguardando uma oportunidade para hospedagem.

 

Distribuição de alimentos feita pelo Anima X

Outro lote de alimentos foi distribuído pelos organizadores do Anima X, a trilha de Cultura Pop da EXPOTEC 2018. Lindomar Oliveira, criador do evento Anima X, entregou cestas básicas para as famílias carentes em Bayeux, município da grande João Pessoa, onde o grupo teve origem.


Realização

Instituições parceiras que apoiam o evento