A EXPOTEC não terminou!

Depois dos três dias (de 7 a 9/11) de evento no Centro de Convenções da Paraíba, os trabalhos da EXPOTEC 2018 continuam. Nesta semana, a equipe da Coleta Seletiva Solidária EXPOTEC (CSSE) entregou 73 kg de banners usados nos estandes e na sinalização para a Associação de Mulheres Águias de Pedras de Fogo, município ao sul de João Pessoa. O material será usado na confecção de sacolas.

De acordo com Fátima Araújo, professora coordenadora do projeto CSSE pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), “se não fosse essa doação, as mulheres não teriam matéria-prima para terminar uma encomenda assumida. Elas já tinham o contrato mas estavam paradas porque faltou material. Agora, recomeçaram o trabalho!”, comemora Fátima Araújo.
O coordenador geral da EXPOTEC, Percival Henriques, esclarece que este é um evento de tecnologia e que a mesma está intimamente relacionada à sustentabilidade:
“Com o uso da tecnologia, os processos produtivos ganham em eficiência reduzindo o uso dos recursos que são extraídos da natureza. Mas esses processos dependem da vontade de implementá-los. Você pode obter um resultado melhor empregando técnicas e completar o ciclo até o final, atentando para o descarte adequado dos resíduos. É esse formato que aplicamos na EXPOTEC.”
Fátima Araújo considera os ganhos sustentáveis:
“São 73 quilos de plástico que não estarão enterrados no aterro e irão gerar recursos na economia solidária, movimentando economicamente a região. Na associação que recebeu os banners são dez associadas e cinco trabalham com a costura e tiram daí o sustento de suas famílias. Isso é que entendemos por economia solidária.”
A Coleta Seletiva Solidária Expotec recolheu 451 kg de resíduos sólidos, mais os 73 kg de banners. Isso representa mais de meia tonelada de resíduos que não estarão ocupando espaço no aterro sanitário e voltarão para a cadeia produtiva. Também foram recolhidos 51 kg de resíduos orgânicos que são empregados em compostagem, gerando adubo.
Esse processo foi implementado na EXPOTEC 2018 com a parceria da UEPB, através do Departamento de Ciências Biológicas e quatro associações de catadores.

 

A EXPOTEC 2018 - Feira e Congresso de Tecnologia, aconteceu nos dia 7 a 9 de novembro, no Centro de Convenções da Paraíba, em João Pessoa. Foram 179 atividades entre palestras, oficinas, seminários e apresentações; 61 expositores na feira; um público de 28 mil pessoas.

Realização: Anid e Governo do Estado, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e parcerias da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal na Paraíba (IFPB).

 

 

 

 

 

 
 


Realização

Instituições parceiras que apoiam o evento