EXPOTEC se firma como grande evento na PB

                                      
A EXPOTEC 2018 chega ao final e se firma como o grande evento da área de tecnologia da Paraíba. O que corrobora essas informações são os números. Foram registrados 4.993 inscritos e um público presente estimado em mais de 8 mil pessoas durante todo o evento. A feira reuniu um total de 61 expositores, desde apresentações de projetos de inovação tecnológica à produtos e serviços relacionados à área. Os participantes tiveram acesso à 179 atividades entre palestras, seminários, painéis, oficinas, rodas de debate e apresentações nos três dias do evento que iniciou em 7 de novembro.
A participação do público da EXPOTEC 2018 foi massivamente da Região do Nordeste; contudo, registrou-se a presença de pessoas de todos os estados da federação. É importante destacar que este foi um ano especial, graças a etapa do campeonato Latino-americano de Robótica – Robótica 2018, concomitante à EXPOTEC, realizado no pavilhão de Exposições do Centro de Convenções; houve a participação de competidores e palestrantes de países como o México, Colômbia, Chile, Argentina, e  até do Canadá e Estados Unidos. 
As exposições trouxeram projetos de tecnologia que surpreenderam até visitantes de fora da Paraíba. “Eu não esperava encontrar apresentações de projetos de tecnologia em nível tão alto aqui na Paraíba. Estou impactada”, disse a jornalista Sílvia Vinhas, da RBI - Rede Brasil de Informações, de São Paulo.
As palestras e oficinas foram acompanhadas por estudantes, profissionais e interessados que interagiram com facilitadores tanto da Paraíba quanto de outros Estados, como São Paulo, Rio Grande do Norte. Pernambuco, entre outros.
 
Tecnologia e sustentabilidade
Também ficou em evidência a Coleta Seletiva Solidária, implementada por uma equipe de 42 pessoas sob a coordenação da professora Fátima Araújo, da UEPB (30 estudantes voluntários, uma gestora ambiental da Empasa, um técnico em Biologia, uma especialista em economia solidária e oito catadores). Desde o início das competições de robótica (6/11) até o final, no dia 11/11, foram coletados 451 kg de resíduos sólidos e 51 kg de resíduos orgânicos. “É um material que não irá interferir na natureza, mas vai retornar para a cadeia produtiva. O que foi arrecadado foi dividido entre as quatro associações de catadores que participaram do projeto. E o resíduo orgânico é destinado à compostagem”, informou a coordenadora. 
 
Ainda falando em solidariedade, foram arrecadados 483 kg de alimentos que serão divididos entre instituições a serem definidas. A iniciativa foi da AnimaX, incorporada pela EXPOTEC. O Anima X é o evento de cultura pop, inserido neste ano na programação da EXPOTEC. “Fizemos desfile de cosplay, dança Key-POP, video-games, e estamos prontos para que esse projeto continue no ano que vem”, anunciou Lindomar Oliveira, criador do Anima X.
 
Voluntariado
O voluntariado demonstrou um ponto alto. Foram 56 jovens ao todo: dez deles atuaram só na área de comunicação, com expressividade nas postagens do Liveblog (cobertura em tempo real); e 35 cooperaram em tarefas de organização geral do evento. Um deles ficou dedicado ao cuidado dos surdos, servindo de intérprete Libras. Por falar nisso, na edição de 2019 o voluntáriado inclusivo contará com dois surdos.
 
Cooperação
A coordenação da EXPOTEC reconhece a importância da participação das caravanas vindas de todas as regiões do país, o que contribuiu para ampliar o conceito de que tecnologia é uma ferramenta de transformação social. Bem como a contribuição de todos os parceiros, voluntários e coordenadores de trilhas.
 
EXPOTEC 2019
A data da edição 2019 da EXPOTEC já está definida: 30, 31 de outubro e 1º de Novembro. Programe-se! Muitas novidades já estão sendo planejadas e a sua participação é essencial. A EXPOTEC é feita para você, os amigos e a família. É esse caleidoscópio de interesses, essa pluralidade humana e o foco na tecnologia como sinônimo de inteligência que faz da EXPOTEC um evento especial. Este é apenas um até mais. Nos vemos em Outubro!
 
 
A EXPOTEC é Congresso e Feira de Exposição de tecnologia e inovação.
Realização: ANID e Governo do Estado, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e parcerias das Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal na Paraíba (IFPB).
 
 
Veja os principais momentos da EXPOTEC 2018:
 
Fotos: Flickr


Realização

Instituições parceiras que apoiam o evento