Software Livre tem Futuro?

Paulo Kretcheu, que atua na área de TI desde a década de 1980 e professor conhecido de vídeo aulas em softwares livres, estará na EXPOTEC 2018 em três atividades diferentes:

Palestra: Criptografia básica para não hackers

Pessoas sem conhecimento em software têm condições de se proteger da vigilância exercida por empresas de Internet que atraem usuários através de seus serviços gratuitos. Nessa palestra, Kretcheu apresentará os conceitos básicos de criptografia, sua importância, apresentar as ferramentas livres para enviar e-mails criptografados e criptografar arquivos.

Abordará conceitos: Criptografia simétrica, criptografia assimétrica, certificado digital, chaves gpg. Público: Usuários comuns de computador.

Painel: Software Livre tem Futuro?

Debate sobre o futuro do movimento do Software Livre, suas implicações de desafios.

A luta pela liberdade do conhecimento, no campo da tecnologia da informação, se dá pelo uso dos softwares livres. Hoje o softwares têm uma interferência ativa na vida das pessoas de qualquer idade. A partir do momento em que a pessoa tem sua vida definida pelo software e esse software não é livre, ela está dependente de interesses de outros, sobre os quais ela não têm controle, nem conhecimento sobre a tecnologia e o que é feito dessas informações trafegadas pela tecnologia.

Público: Geral

Duração: 2h

Oficina: Boot GNU/Linux

Essa oficina chama mais a atenção dos “nerds”!
Entendendo o boot no GNU/Linux, apresentando o funcionamento dos vários modos possíveis, com e sem bootloader usando secureboot ou não. Conceitos: uefi, bios, grub, shim, mbr, partições gpt e msdos. O participante terá a oportunidade de usar seu notebook e compreender o funcionamento do processo de boot, tornando-se apto a resolver problemas de iniciação dos sistemas.

Público: Conhecimentos básicos de GNU.

Duração: 2h


Realização

Instituições parceiras que apoiam o evento