A EXPOTEC 2018 irá implementar a Coleta Seletiva Solidária

Com o olhar na tecnologia sustentável, todos os resíduos produzidos durante o evento serão coletados, separados e direcionados, retornando para a cadeia produtiva. A ação será coordenada pela equipe do projeto de extensão do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) "Coleta Seletiva Solidária: Cumprindo o Decreto Federal 5.940 e a Lei 9.293/PB". Mas a professora Maria de Fátima Ferreira de Araújo, responsável por esse time, alerta desde já:

- Para dar certo, todos devem participar.

Não é só a equipe de limpeza que deverá estar engajada. A coleta seletiva deve ser observada pelos participantes, pelos expositores e palestrantes, pelos restaurantes da praça de alimentação, pelos competidores… Todos que tiverem algo na mão para descartar deve jogar no lugar certo: no coletor de lixo seco, orgânico, eletrônico ou comum.

- Iremos dispor lixeiras identificadas em vários lugares nos dois pavilhões do Centro de Convenções - explica Maria de Fátima. Dos salões, os resíduos irão para grandes coletores do lado de fora e, de lá, para as associações de catadores beneficiadas. A gestão dos resíduos sólidos é uma questão legal. Estamos cumprindo o Decreto Federal 5.940 e a Lei 9.293, do Estado da Paraíba. O que é ‘lixo’ para nós, transforma-se em dinheiro quando o ciclo de reaproveitamento é fechado. Por isso é solidária, pois movimenta essa economia paralela.

Resíduos sólidos, lixo eletrônico e até mesmo o orgânico podem ser reutilizados. Depois de tratados, resultam em matérias-primas que não precisarão mais ser extraídas da natureza – o orgânico se torna um potente adubo para a terra; metal, vidro, plástico e papel serão base de novos produtos; o eletrônico é desmontado e aproveitado; os tóxicos são tratados antes do descarte.

Ação beneficia o Planeta hoje

A equipe que irá coordenar a cadeia da Coleta Seletiva Solidária na EXPOTEC 2018 é do Departamento Ciências Biológicas da UEPB, no campus V, em João Pessoa. À frente dos projetos de extensão e de pesquisa estão a professora Maria de Fátima Ferreira de Araújo e o professor Vancarder Brito Sousa (coordenador adjunto do curso de Ciências Biológicas). Outros 15 estudantes compõem o grupo e todos estarão nos cinco dias de realização da EXPOTEC: do dia 07 ao dia 10 de novembro.

- Não estamos aqui atrás de um certificado ou de horas de estágio. Normalmente, o que acontece com o nosso lixo é que é ‘varrido pra baixo do tapete’. Na realidade, sabemos pra onde vai: para o mar, para córregos e rios. Também, não é o caso de pensarmos no futuro; estamos preocupados com a qualidade de vida hoje. O meio ambiente não é só a natureza, mas envolve o que é extraído dela e o que é descartado nela, conscientiza Valeska Lima, estudante e integrante do projeto.

OFICINA

A equipe fará a oficina gratuita na EXPOTEC 2018:

Oficina de Educação Ambiental e Coleta Seletiva Solidária na Expotec 2018 (Maria de Fátima ferreira de Araújo

Dia: 09/11

Horário: Das 9h às 11h


A EXPOTEC 2018 acontecerá nos dia 7 a 9 de novembro, no Centro de Convenções da Paraíba, em João Pessoa.

Inscreva-se agora e leve um quilo de alimento não perecível no dia do evento.

Realização: Anid e Governo do Estado, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e parcerias da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal na Paraíba (IFPB) e Unipê.

 


Realização

Instituições parceiras que apoiam o evento