A REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL.

Realizar uma oficina, com o objetivo de apresentar e manipular uma TIC, um aplicativo para Smartphones chamado GEORA, uma ferramenta que utiliza Realidade Aumentada (RA) para converter o processo de ensino-aprendizagem de matemática em uma prática mais atrativa, interativa e lúdica. A oficina em questão foi testada e o aplicativo mostrou-se como uma ferramenta de fácil manipulação, de excelente aceitação por parte dos estudantes que já utilizaram, tornando-se muito útil para o processo de aprendizagem de geometria plana e espacial, pois a interatividade da RA tornou as atividades de matemática mais fascinantes e divertidas. Pretende-se aplicar durante a realização da oficina proposta um conjunto de atividades lúdico-interativas com o aplicativo GEORA e que foram planejadas, desenvolvidas e realizadas recentemente numa série de aulas de geometria, nas quais os participantes farão uso de um material específico projetados para uso exclusivo deste aplicativo e com auxílio de dispositivos móveis. O número máximo de inscritos deve ser de 30 participantes, a oficina terá uma duração de 2 horas, não há exigência de pré-requisitos para realizar a oficina que é aberta ao público de todas as áreas e idades, especialmente estudantes e professores de matemática, mas ha uma exigência de que todos estejam com seus Smartphone para realização das atividades e desafios que serão oferecidas.