TECNOLOGIAS INTERATIVAS DE APRENDIZAGEM: AS PERCEPÇÕES DO ALUNADO SOBRE O USO DO SLI.DO E SOCRATIVE EM AULA.

Despertar o interesse dos alunos do século XXI para as aulas na educação tradicional tem sido um grande desafio para os professores. Seja no meio acadêmico ou na escola básica, existe a discussão de que as metodologias de ensino estão ultrapassadas e são necessárias novas metodologias de ensino, para engajamento e promoção de aprendizagem significativa pelos alunos. Adicionalmente, com o aumento do número de dispositivos móveis, com a disponibilidade de internet móvel e com o uso dos laboratórios de informática, é possível promover a interatividade por meio de aplicativos ou softwares instalados no celular/smartphone ou acessados por qualquer dispositivo conectado à internet. Desta forma, a aula expositiva tradicional passa a ter outro papel e o docente passa a ser o mediador entre o conhecimento científico e a aprendizagem. O uso de recursos tecnológicos em sala de aula aguça a curiosidade e o interesse dos alunos pela matéria, pelo conhecimento e pela aprendizagem. As metodologias ativas permeadas pelo uso da tecnologia fazem com que a geração Y, que já nasceu no mundo dominado pela tecnologia, se torne cada vez mais atraída por aulas, momentos e estratégias que envolvem tecnologia, a exemplo dos aplicativos e da gamificação. Quanto mais interatividade e mais diversificação na metodologia de aula, mais os alunos são estimulados à participação. Pretende-se com esse trabalho, apresentar a percepção do alunado sobre o uso das plataformas Sli.do e Socrative, como ferramentas tecnológicas de interação para a aprendizagem.