Gamificação no ensino de línguas da educação profissional
O projeto de gamificação aplicada ao ensino de línguas na educação profissional utiliza aplicativos de forma dinâmica para facilitar o aprendizado dos alunos em sala de aula, melhorando o aprendizado e motivando ações dentro e fora do horário de aula. Seu principal objetivo é aumentar o engajamento e a curiosidade dos usuários em relação ao conteúdo abordado através das aplicações utilizadas para que o estudante possa ter, inclusive fora dos portões da escola, mais tempo em contato com os estudos. As aplicações ajudam no aprendizado de diversos idiomas de forma moderna e atrativa para a nova geração. A gamificação é a estratégia adotada para tornar mais eficiente o aprendizado dos estudantes, os quais têm desenvolvido as habilidades propostas, utilizado os recursos e cumprido com as atividades passadas pelo professor por meio de aplicações. Também trabalha-se em equipe e estimula-se a criatividade do aluno. Utiliza-se, por exemplo, a plataforma LyricsTraining.com para listening e writing. Observou-se que as aulas tidas como tradicionais não foram suficientes para a turma, levando-se em conta que eles poderiam utilizar a ferramenta em casa como forma de estudo e revisão. Eles também poderiam compartilhar com os amigos os resultados que obtiveram, além de poderem escolher quais músicas gostariam estudar para fazer a atividade. Utilizando a gamificação em sala de aula, os alunos sentiram-se mais motivados e desafiados aos estudos e demonstraram uma maior aquisição de informações. Tais dados foram obtidos através da aplicação de questionários com os estudantes envolvidos.