Gamificação no ensino de línguas da educação profissional

O projeto de gamificação aplicada ao ensino de línguas na educação profissional utiliza aplicativos de forma dinâmica para facilitar o aprendizado dos alunos em sala de aula, melhorando o aprendizado e motivando ações dentro e fora do horário de aula. Seu principal objetivo é aumentar o engajamento e a curiosidade dos usuários em relação ao conteúdo abordado através das aplicações utilizadas para que o estudante possa ter, inclusive fora dos portões da escola, mais tempo em contato com os estudos. As aplicações ajudam no aprendizado de diversos idiomas de forma moderna e atrativa para a nova geração. A gamificação é a estratégia adotada para tornar mais eficiente o aprendizado dos estudantes, os quais têm desenvolvido as habilidades propostas, utilizado os recursos e cumprido com as atividades passadas pelo professor por meio de aplicações. Também trabalha-se em equipe e estimula-se a criatividade do aluno. Utiliza-se, por exemplo, a plataforma LyricsTraining.com para listening e writing. Observou-se que as aulas tidas como tradicionais não foram suficientes para a turma, levando-se em conta que eles poderiam utilizar a ferramenta em casa como forma de estudo e revisão. Eles também poderiam compartilhar com os amigos os resultados que obtiveram, além de poderem escolher quais músicas gostariam estudar para fazer a atividade. Utilizando a gamificação em sala de aula, os alunos sentiram-se mais motivados e desafiados aos estudos e demonstraram uma maior aquisição de informações. Tais dados foram obtidos através da aplicação de questionários com os estudantes envolvidos.

Coautores

Ricson Jose de Santana, João Rafael Freire Angelino de Morais, CRISTIAN RAFAEL GOMES DE LIMA